Home > Eventos > Clínicas: em assembleia, sindicatos comunicam a manutenção do VA

11/05/2017 - Clínicas: em assembleia, sindicatos comunicam a manutenção do VA

A assembleia realizada hoje à tarde, na Associação de Servidores do Hospital de Clínicas (Ashclin), alcançou seu objetivo de montar um plano de lutas para as próximas semanas, com as paralisações de maio, mas também foi importantíssima para esclarecer algo que toda a classe trabalhadora deveria ter em mente: patrão não fica bonzinho da noite para o dia.

Abaixo, fique por dentro das definições tomadas em assembleia e do trabalho realizado pelos sindicatos que resultou na manutenção do Vale-Alimentação – manutenção esta comunicada hoje de manhã pela direção do Clínicas.

Cerca de 100 pessoas participaram da assembleia

Vale mantido – não por causa do patrão!

No ano passado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, suspendeu a súmula 277, a qual garantia a continuidade dos direitos adquiridos pela classe trabalhadora em anos anteriores até que nova negociação fosse fechada. Com essa decisão do Ministro, o Vale-Alimentação, por exemplo, era um dos direitos que o patronato vinha ameaçando cortar dos trabalhadores. Mas, hoje pela manhã, um comunicado interno da direção da casa informou que o Vale-Alimentação será mantido até o final das negociações.

O patrão não ficou bonzinho, colegas. Essa notícia foi fruto da organização e unidade sindical.

Os 15 sindicatos que negociam o acordo interno do HCPA estiveram em reunião durante a tarde de ontem (10) com os gestores da instituição. No encontro, o patronato deixou clara a possibilidade de cortar o Vale-Alimentação. Entretanto, os sindicalistas presentes exerceram grande pressão.

“Não é possível que uma instituição referência na América Latina esteja com medo de manter o Vale-Alimentação de seus funcionários! O que vocês querem fazer? Tirar do lar de um higienizador um valor que corresponde a 30% da renda dele?”, indignou-se o secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien. O vice-presidente e o tesoureiro do sindicato, Julio Appel e Carlos Alexandre Silveira, o Babu, todos trabalhadores do HCPA, auxiliaram na argumentação.

Na reunião de ontem (10), o secretário-geral, Julio Jesien...

..., e o vice-presidente, Júlio Appel, foram muito incisivos nas argumentações que, hoje, resultaram na manutenção do VA.

O tesoureiro do sindicato e também trabalhador do Clínicas, Carlos Alexandre Silveira, o Babu, esteve presente na reunião

Assim, os diretores sindicais foram chamados para uma reunião de urgência no hospital, realizada hoje pela manhã, que durou cinco minutos, apenas o tempo necessário para que o patronato comunicasse a assinatura de um termo em que se responsabiliza pela manutenção do Vale-Alimentação enquanto as negociações continuam.

Reunião pela manhã durou apenas o tempo para o comunicado da manutenção do VA. Ritter lembrou os ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo sob o governo Temer

As paralisações de maio

Como resultado dos posicionamentos de hoje à tarde, ficaram definidas três datas de paralisações progressivas, retomando o movimento de sucesso realizado no ano passado em meio às negociações da convenção coletiva com o Sindihospa. Assim, os trabalhadores dos Clínicas irão cruzar os braços nos dias 18, 24 e 29 de maio.

18 de maio: paralisação das 10h às 14h;

24 de maio: paralisação das 9h às 15h;

29 de maio: paralisação das 7h às 19h.

Definição das paralisações foi unânime

Comissão de mobilização

Além das paralisações, os sindicatos fizeram mais uma sugestão de luta, acatada por unanimidade: a montagem de uma comissão de mobilização composta por trabalhadores presentes à assembleia. Mais de uma dezena de colegas integrarão o grupo, que terá por missão estar presente nos setores do hospital criando a unidade para as paralisações de maio.

Componentes da comissão

Entidades presentes

A mesa foi composta pelo presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, que reiterou a necessidade de unidade da classe trabalhadora para barrar os ataques que vêm das três esferas de Poder e das patronais. Além dele, a vice-presidenta do Simers, Maria Rita de Assis Brasil, o presidente do Sergs, Estêvão Finger, a vice-presidenta do Sindifars, Debora Melecchi e a presidenta do Sisergs, Núbia Martins, compuseram a mesa. Julio Jesien dirigiu os trabalhos.

Da esquerda para a direita: Débora Melechi, Núbia Martins, Arlindo Ritter, Julio Jesien, Maria Rita Assis Brasil e Estêvão Finger