Home > Notícias > 29 de maio: trabalhadores do Clínicas e GHC irão paralisar em defesa de seus direitos!

26/05/2017 - 29 de maio: trabalhadores do Clínicas e GHC irão paralisar em defesa de seus direitos!

Na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, os dois maiores hospitais de Porto Alegre estarão com seus serviços paralisados. Após diversas vigílias, atos e reuniões, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades das 7h às 19h, em defesa dos direitos que vêm sendo atacados pelas atuais administrações dos hospitais.

Clínicas

Em assembleia geral, os trabalhadores do Hospital de Clínicas optaram pelas paralisações de maio - a primeira já ocorreu no dia 24, e a próxima é a do dia 29, segunda-feira. Os protestos ocorrem pelo risco de corte do Vale-Alimentação (V.A.) e pelas dificuldades de negociação com a administração: o Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG) sequer recebeu a pauta de reivindicação de reajuste no V.A., o qual já está defasado e com perdas que superam a inflação do período.

O 29 de maio marca também o primeiro dia da visita dos acreditadores internacionais. Esse é o momento em que a gestão da casa busca mascarar todos os problemas para alcançar um mentiroso selo de qualidade.

Em maio, trabalhadores do Clínicas participaram de atos em defesa do VA em frente ao hospital. Foto: Gabrielle de Paula.

GHC

Em reunião do dia 23 de março deste ano, os representantes da diretoria do GHC foram intransigentes ao retirarem do acordo coletivo dos funcionários as férias prêmio e a licença capacitação, conquistadas pelos trabalhadores depois de muita luta, no final de 2012.

Demonstrando unidade, as entidades sindicais deixaram registrada a disposição, se necessário, de organizar a categoria rumo à greve, e diversos atos foram realizados pelos trabalhadores em frente ao prédio administrativo do Grupo. Mesmo com essa mobilização, a direção do GHC pretende, além da retirada de direitos já praticada, congelar o Vale-Alimentação, estipulando valor abaixo do preço da cesta básica de Porto Alegre.

Funcionários do GHC estão sendo incansáveis na luta pela manutenção do acordo interno. Foto: Stéfano Mariotto.

Editais

O Sindisaúde-RS e os demais 14 sindicatos da campanha salarial publicaram editais no jornal Correio do Povo, comunicando a população de Porto Alegre para não comparecer aos hospitais em 29 de maio. O edital sobre a paralisação do GHC foi publicado originalmente com um erro de data, posteriormente retificado pela "Errata" abaixo, publicada também no Correio do Povo.