Home > Notícias > ACT'S 2017 - Na Unimed Federação, categorias aprovam proposta com aumento real

21/07/2017 - ACT'S 2017 - Na Unimed Federação, categorias aprovam proposta com aumento real

Os funcionários da Federação Unimed aprovaram, ontem (20) à tarde, em assembleia realizada na sede da instituição, o fechamento do acordo coletivo de 2017, o qual traz importantes ganhos para as categorias, alcançados em negociações realizadas pelo Sindisaúde-RS e comissão de trabalhadores. Haverá aumento real de salários e benefícios, redução em coparticipação, novo plano odontológico, extensão do auxílio-creche a pais e casais homoafetivos e garantia, via acordo coletivo, da continuidade do plano de saúde após o período de trabalho na empresa.

Acordo foi aprovado com apenas um votante contrário

Ganhos substanciais

Haverá reajuste de 5% nos salários, bem como nos vales (alimentação e refeição). A porcentagem fica acima da inflação do período para as categorias da Unimed Federação, que foi de 3,98%, proporcionando um aumento real de 1,02 % tanto na massa salarial quanto nos benefícios de alimentação e refeição.

Além disso, o auxílio-creche também traz importantes ganhos. Apesar de não haver reajuste diretamente no benefício, foi negociada uma redução no percentual de contribuição, que passa de 50% para 40%. Dessa maneira, na prática, as categorias têm um ganho de 10% no benefício. Ademais, o auxílio agora também se estende para pais e casais homoafetivos, bastando comprovar a união estável para recebê-lo.

Ainda foi possível garantir, nas linhas do novo acordo, que os (as) atuais funcionários (as) da Unimed Federação, em eventuais desligamentos, possam prosseguir com o plano de saúde, mediante uma contribuição mais vantajosa do que as dos usuários comuns dos planos. Até então, os funcionários desligados eventualmente podiam seguir com planos mais vantajosos, mas apenas por decisão arbitrária das chefias. Agora, esse benefício está regulado para todos em acordo.

Por fim, um novo plano odontológico foi negociado com a direção pela mesma comissão que participou das negociações do acordo coletivo, composta pelos funcionários Olívia e Luciano. Estes irão passar as informações sobre o novo plano aos colegas durante os próximos dias.

Os trabalhadores Luciano e Olívia compuseram a comissão de negociações

As negociações

O secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien, que liderou as negociações do acordo coletivo, explicou os avanços obtidos pelo sindicato e comissão de trabalhadores, desde que as primeiras conversas começaram. "A primeira proposta da direção foi de repassar apenas o INPC do período (3,98%). O sindicato e a comissão não aceitaram, e devolvemos uma contraproposta com números que se aproximavam daquilo que entendíamos por bem. A resposta que recebemos da direção, com o aumento real de 1,02% para além da inflação do período, poderia até não ser aceita, mas entendemos que houve muitos avanços em outras cláusulas afora o reajuste, e então levamos à apreciação das categorias, que a aprovaram hoje".

Jesien conduziu as negociações e a assembleia de ontem

DSC_0057 DSC_0058 DSC_0061 DSC_0062 DSC_0064 DSC_0070 DSC_0071 DSC_0075