Home > Clipping > G1 - Liminar proíbe demissões de funcionários do Imesf até dezembro em Porto Alegre

17/10/2020 - G1 - Liminar proíbe demissões de funcionários do Imesf até dezembro em Porto Alegre

Confira a notícia original clicando em https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/10/16/liminar-proibe-demissoes-de-funcionarios-do-imesf-ate-dezembro-em-porto-alegre.ghtml

Liminar proíbe demissões de funcionários do Imesf até dezembro em Porto Alegre

Desembargadora determinou que desligamentos só podem acontecer após três meses da decisão que confirmou extinção do órgão, devido à necessidade de atendimento em saúde à população durante a pandemia.

Por G1 RS

16/10/2020 17h47 Atualizado há 17 horas

Justiça determina que trabalhadores do IMESF só poderão ser demitidos a partir de dezembro

A demissão de funcionários do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) está paralisada até 4 de dezembro. A decisão liminar da desembargadora Maria Madalena Telesca, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), foi feita a partir de uma ação civil coletiva movida pelos sindicatos dos trabalhadores vinculados ao instituto.

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) informa, em nota, que recorrerá da decisão. Leia na íntegra abaixo.

Uma decisão do Supremo tribunal Federal confirmou a inconstitucionalidade da lei que criou o instituto, responsável pela contratação dos trabalhadores da saúde básica do município, no ano passado. A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o processo de extinção do instituto.

A desembargadora afirmou que o atendimento em saúde é fundamental, especialmente durante a pandemia do coronavírus.

“Diante disso, inviável o desligamento dos substituídos, ao menos enquanto não decorridos os três meses do trânsito em julgado da decisão proferida no ARE [recurso] nº 898455, a contar de 04/09/2020”, afirmou.

A desembargadora assegurou que funcionários que optem pela demissão em função de terem adquirido novo emprego, poderão ter a rescisão formal, com pagamento integral de verbas rescisórias. E poderão ser reintegrados, se a decisão definitiva for nesse sentido.

Nesta semana, os funcionários da instituição iniciaram uma greve para protestar contra as demissões. No ano passado, os desligamentos chegaram a ser vetados pela Justiça do trabalho, mas foram liberados em junho deste ano.

A Prefeitura iniciou, em setembro, o repasse de parte do atendimento básico em saúde para instituições privadas, com a contratualização de 103 unidades.

Nota da Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre esclarece que a decisão liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) nessa quinta-feira, 15, sobre a manutenção dos vínculos empregatícios de profissionais ligados ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), não trata da garantia dos empregos mas estabelece um prazo de transição para a extinção do Imesf e demissão de servidores.

O Município recorrerá da decisão por entender que o TRT-4 desconsiderou a transição complexa, já em andamento, como também não avaliou o impacto econômico ao orçamento municipal, justamente em período de pandemia, momento em que houve relevante perda de arrecadação. Os cofres municipais serão impactados em R$ 20 milhões no custeio, montante equivalente a 22% do valor líquido de toda a folha de pagamento da Capital, que é de R$ 85 milhões. Além disso, hoje, das 135 Unidades de Saúde do Município, apenas 25 ainda são Imesf, o que, por si, já demonstra a incapacidade dos recursos humanos ligados ao instituto em atender às demandas da população.

Dessa forma, a prefeitura entende que a manutenção dos empregados do Imesf não se justifica jurídica, econômica nem administrativamente, já que o gestor não pode ficar aguardando o aval dos demais Poderes para administrar o Município. Por invadir a atribuição do Executivo municipal, a decisão é danosa à população de Porto Alegre e pode inviabilizar a assistência ao cidadão, uma vez que, diante da inconstitucionalidade do Instituto, é inviável a contratação de profissionais para atendimento em Unidades de Saúde.