Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2019 - Assembleia avança na defesa do banco de horas e jornada de trabalho no GHC*

05/04/2019 - CAMPANHA SALARIAL 2019 - Assembleia avança na defesa do banco de horas e jornada de trabalho no GHC*

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

* com informações da Aserghc

Na tarde desta quinta (04), os trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição aprovaram, em assembleia convocada pelo Sindisaúde-RS, Aserghc e outras entidades de classe da saúde, o plano de lutas em defesa do Banco de Remanejo e questões relacionadas à jornada de trabalho. As deliberações dos cerca de 100 presentes (descritas mais abaixo) seguem a linha de contrapor a Reforma Trabalhista, não dando chance à gestão de efetivar qualquer manobra obscura como já foi tentado logo após a entrada em vigor da nova lei.

Trabalhadores votam pauta de reivindicações

À época, a diretoria do GHC tentou envolver os sindicatos de classe para que esses aceitassem colocar em Acordo Coletivo regras que, na prática, criariam duas categorias diferentes dentro dos hospitais. "Precisamos continuar defendendo a isonomia de direitos dos trabalhadores, resgatando a ideia de que somos 'Todos iguais!'", afirmou o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter.

O presidente Arlindo Ritter

A assembleia foi conduzida por Ritter, pela presidenta do Sindifars, Débora Melecchi, e pela advogada Ingrid Birnfeld, do escritório de advocacia Paese & Ferreira. Representantes do Sergs (enfermeiros), Sinttargs (radiologistas), Sasers (assistentes sociais) e Sindaergs (administradores) também estiveram presentes.

A advogada Ingrid Birnfeld

Deliberações da assembleia

– Defesa do cumprimento do Banco de Remanejo (não à aplicação das leis trabalhistas pós reforma)

– Vinculação da negociação do Banco de Remanejo à discussão sobre o Banco de Horas, que encerra sua vigência em 30/04/2019;

– Defesa de mais transparência e critérios técnicos mais rigorosos na seleção feita pelo Banco de Remanejo

– Continuação da comissão de negociação e mobilização que atua junto à ASERGHC e sindicatos

– Nova plenária na última semana de abril. Associação e sindicatos divulgarão data, hora e local

Situação do Banco de Remanejo

A partir de 11 de novembro de 2017, quando oficialmente as novas leis trabalhistas entraram em vigor, a gestão do GHC abandonou a fila de inscritos no Banco de Remanejo e começou a contratar novos trabalhadores, inclusive para preenchimento de vaga noturna. Esse novo grupo de colegas não recebe adicional noturno após as 5h e hora extra-habitual, pois está sob um regime de trabalho ainda mais precarizado.

Essa situação foi possível tanto pelas novas leis trabalhistas quanto por uma norma do próprio Banco de Remanejo criado pelo GHC: a gestão pode decidir não seguir os critérios desse programa de remanejo quando esse oferecer prejuízo para a instituição. Em outras palavras, a gestão optou por não seguir a fila de espera dos colegas pois contratar novas pessoas é mais barato para o GHC, na medida em que esse novo grupo de pessoas recebe salário menor, não recebe adicional noturno e tem menos direitos.

Mais uma vez, quem está pagando a conta das decisões políticas da gestão do GHC são os trabalhadores

Da esquerda para a direita, Marizur, delegada sindical no IMESF, e Elizete Juçara, delegada sindical no Hospital da Criança Conceição

Crédito das fotos: Aserghc (Julia Matos e Nathalia Bittencourt)