Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2019 - Foi dada a largada!

15/03/2019 - CAMPANHA SALARIAL 2019 - Foi dada a largada!

A LUTA RECOMEÇOU!

O Sindisaúde-RS já está organizado para melhorar a tua vida, trabalhador e trabalhadora. Ontem (14), o sindicato realizou um grande seminário para diretoria e delegados sindicais, os capacitando para as inúmeras negociações desse ano, definindo estratégias para as mesas e uma pauta provisória de reivindicações.

Seminário orientou diretoria e delegados para as negociações

Agora, tudo isso será levado para apreciação da categoria nas assembleias que temos pela frente. A primeira delas, das nossas duas maiores convenções coletivas, Sindihospa e Sindiberf, é no dia 21/03, uma quinta-feira, na Igreja Pompeia - o edital já foi publicado. A do IMESF já aconteceu ontem, e já estão marcadas as assembleias das UNIMED's - esse ano, também haverá assembleia na Unimed Central de Canoas.

Negociações de 2018

Em 2018, o sindicato fechou com Sindihospa e Sindiberf convenções consideradas de muito bom nível no comparativo nacional. Houve aumento real para todos os trabalhadores dos hospitais e casas de saúde filiados a essas patronais, além de manutenção de todos os direitos históricos, e garantia de reposição ao menos da inflação para este ano (nos hospitais da base Sindihospa). "Nós fizemos uma pesquisa para ter essa noção, a nível nacional, e conseguimos ter a convicção de que alcançamos boas negociações nas circunstâncias de 2018, primeiro ano da nova lei trabalhista. Agora, é hora de avançar de vez!", afirmou Ritter.

O presidente Arlindo Ritter

Além disso, houve o fechamento de uma série de Acordos Coletivos: Grupo Fleury, FMSC, Unimed's Encosta da Serra, Porto Alegre e Federação/RS. Em todos esses ACT's, foram obtidos reajustes salariais e manutenção de todos os direitos historicamente conquistados, além de aumento real e avanço em cláusulas sociais em algumas das empresas.

Seminário

Durante todo o dia de ontem, diretores, advogados, membros da Comunicação do sindicato e uma economista se revezaram em exposições de estratégias para a Campanha Salarial 2019.

Pela diretoria, falaram o presidente Arlindo Ritter e o secretário-geral Julio Jesien, que expuseram a vasta experiência que detêm de negociações anteriores e as possibilidades que vislumbram de avanço para esse ano de 2019.

O secretário-geral, Julio Jesien

Pelo Jurídico, a advogada Raquel Paese e o advogado Sílvio Boff trouxeram à pauta como têm se dado as negociações coletivas pós Reforma Trabalhista e um breve histórico da Campanha Salarial 2018. "O Sindisaúde-RS tomou muito cuidado com as tentativas das patronais de colocar nas convenções atos de gestão que estavam nos contratos de trabalho. Isso porque eles poderiam tentar retirar depois, a partir do acordado sobre o legislado", explicou Boff.

A advogada Raquel Paese

O advogado Sílivio Boff

Do ponto de vista econômico, a economista Virgínia Donoso, que trabalhou durante 18 anos no Dieese, expôs a previsão de inflação para a data-base da categoria (1º de abril), que deve girar em torno de 4%. "A renda do trabalho é fundamental para o país crescer. Historicamente, o Brasil só cresceu com o consumo da classe trabalhadora", afirmou ela.

Homenagem à Marielle antes do ato da Esquina Democrática

Pela Comunicação, o diretor Ricardo Sarmanho tratou de colocar para o público as possibilidades que poderão ser exploradas para trazer cada vez mais próximo à categoria os avanços que acontecerem durante o ano. Ele lembrou da importância de nossas redes sociais: o Facebook do sindicato tem cerca de 13 mil seguidores, e o Instagram, lançado em fevereiro, já tem mais de 350 seguidores. Nosso site, em 2018, atingiu o número de 450 mil cliques ao longo do ano.

Cobertura no Instagram

Se você tem Instagram, entra na nossa pagina clicando aqui, e confere no destaque "Campanha Salarial" a cobertura que fizemos do seminário de ontem. E já aproveita e curte nossa página!

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Stéfano Moura