Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2020 – Negociações seguem para mediação do TRT-4

19/06/2020 - CAMPANHA SALARIAL 2020 – Negociações seguem para mediação do TRT-4

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Em virtude da inexplicável intransigência da patronal em meio a maior emergência de saúde do último século, o Sindisaúde-RS informa à categoria que as negociações com o Sindihospa estão em mediação junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Nesta sexta (19) à tarde, aconteceu a primeira rodada de conversas por videoconferência junto ao órgão, medida pelo dr. desembargador Francisco Rossal de Araújo. O presidente Julio Jesien representou o sindicato junto à vice-presidenta, Claudete Miranda, ao secretário-geral, Julio Appel, e à advogada Raquel Paese, do escritório Paese, Ferreira, departamento jurídico do Sindisaúde-RS.

Em destaque, o mediador, dr. desembargador Francisco Rossal de Araújo

“As negociações são sempre difíceis, mas evidentemente que esse ano se esperava que a patronal começaria as conversas valorizando quem está, de fato, salvando nossas vidas. Porém, a proposta da patronal é de 0% de reajuste. Ou seja, sequer querem repor as perdas da inflação daqueles que mais estão suscetíveis a serem contaminados pelo coronavírus”, declarou Jesien.

Intransigência e falta de bom senso

Além de “propor” 0% de reajuste, o Sindihospa ainda apresentou novamente, na mediação, sua intenção de que o sindicato topasse renovar a Convenção Coletiva sem reajuste e ainda incluindo pontos da polêmica MP 936, que mexe na jornada e salário dos trabalhadores brasileiros. “Não faz qualquer sentido levar isso para assembleia, como solicitado pela patronal, uma vez que os hospitais contam com forte apoio do Governo Federal, que concedeu aos hospitais privados o direito de suspender contratos não precisando pagar estes salários, além da redução nas remunerações, o que inclsuive sobrecarrega os profissionais que permanecem ativos”, finalizou Jesien.

Próximos passos

A segunda reunião mediada pelo TRT-4 ocorre na próxima quinta (25)

O Sindihospa

O Sindihospa representa, resumidamente, entidades prestadoras de serviços de saúde de natureza privada sediadas em Porto Alegre: hospitais como o Mãe de Deus, Moinhos de Vento, PUC, Ernesto Dornelles, Divina Providência, entre outros, bem como clínicas particulares em geral (consultórios, geriatrias, etc). Além dessas entidades, a convenção do Sindihospa se aplica também para os trabalhadores do GHC e do Hospital de Clínicas.