Home > Notícias > CANOAS - Nesta segunda (01), audiência com SES sobre HU, HPS e Gracinha

28/09/2018 - CANOAS - Nesta segunda (01), audiência com SES sobre HU, HPS e Gracinha

A autorização dada pela Justiça para a penhora do Hospital Universitário (HU) de Canoas fez o Sindisaúde-RS solicitar audiência com a Secretaria de Saúde da cidade. O presidente Arlindo Ritter e demais membros da diretoria se reunirão com a secretária de saúde Rosa Groenwald na segunda-feira, às 11 horas.

Na pauta, o sindicato manifestará sua preocupação com a categoria no HU e com o atendimento à população canoense. "Preocupa-nos imensamente a situação. São centenas de trabalhadores que podem sofrer um imenso prejuízo a partir da decisão. Além disso, a população de Canoas estará perdendo mais de 400 leitos. Estão atacando o povo trabalhador por todos os lados!", denunciou o presidente Arlindo Ritter.

Trabalhadores da saúde de Canoas tem como característica grandes mobilizações

Demais pautas

Além disso, o Sindisaúde-RS ainda discutirá como está a situação do Hospital Nossa Senhora das Graças, que anuncia a demissão de mais de cem funcionários, mas não tem recursos para saldar as respectivas verbas rescisórias.

Por fim, o sindicato pretende ouvir da própria secretária sobre a garantia da manutenção dos empregos no Hospital de Pronto Socorro, assumido pela Prefeitura na última terça-feira (25), e como será efetivamente gerido o hospital e as UPAs Caçapava e Rio Branco, também assumidas pelo Executivo.

O HU é administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp). O HPS e as UPA's Rio Branco e Caçapava também eram geridas pelo mesmo grupo até a Prefeitura anunciar a retomada dessas instituições.