Home > Notícias > CONTRATO 64 CANOAS - Trabalhadores adiam a greve até sexta-feira (16)

17/07/2019 - CONTRATO 64 CANOAS - Trabalhadores adiam a greve até sexta-feira (16)


Compartilhe nas suas redes sociais!



Os trabalhadores do Hospital Nossa Senhora das Graças vinculados ao contrato 64 (entenda abaixo) votaram em assembleia realizada na manhã de hoje (17) adiar a greve até sexta (19). A decisão foi motivada pelas novidades propostas em reunião de mediação na terça-feira (16), onde ficou prometido o repasse para a área da saúde do valor do “duodécimo”. Este valor será utilizado em conjunto com a antecipação dos valores contratuais repassados pelo município à administração do Hospital Nossa Senhora das Graças, e somados serão utilizados para quitar os valores devidos aos trabalhadores e pagar as rescisórias. "Caso as promessas não sejam cumpridas, retomamos a greve na sexta", avisou o secretário-geral, Julio Jesien.

Com o adiamento, a greve fica suspensa por 48 horas, podendo reiniciar na sexta-feira (19) caso as negociações entre gestores não avancem conforme informado na mediação do TRT-4.

O secretário-geral Julio Jesien explica a situação aos trabalhadores

Entenda a situação

A ABC e a Associação São Miguel são, respectivamente, mantenedora e administradora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de 32 UBS, 8 farmácias e 3 UPAs. Porém, os contratos para gestão do hospital e das unidades de saúde, nas quais podem ocorrer as mais de 300 demissões, são diferentes - em virtude disso, o hospital não deverá ser afetado.

Já no caso das unidades de saúde, vigora o Contrato 64, sendo este o que terá fim no dia 31 de julho, e que poderá acarretar no desligamento de mais de 300 trabalhadores sem o pagamento das rescisórias, pois é de conhecimento do sindicato e dos trabalhadores que não há dinheiro em caixa para quitação dos direitos. Por isso a luta para garantir, ao menos, os direitos dos trabalhadores.

A bizarra "quarteirização" em Canoas

A Prefeitura terceirizou, já há alguns anos, a gestão do HNSG e das unidades de saúde de Canoas. A ABC assumiu a administração, mas especialmente nos últimos 2 anos a empresas se mostrou incapaz de cumprir com o encargo assumido, até finalmente, de maneira bizarra, "quarteirizar" a gestão do hospital e das unidades para a Associação São Miguel