Home > Notícias > CORONAVÍRUS - Atos "Testagem Já!" continuam: ontem no HCPA, 22/07 na Santa Casa

16/07/2020 - CORONAVÍRUS - Atos "Testagem Já!" continuam: ontem no HCPA, 22/07 na Santa Casa

Testagem já para todos e todas!

O Sindisaúde-RS retomou com força suas manifestações em defesa dos trabalhadores da saúde também nas ruas: ontem (15), foi a vez de o Hospital de Clínicas receber manifestação do sindicato, que contou com o apoio da CUT na defesa da categoria. Semana passada, o São Lucas já havia sido palco de protesto simbólico em conjunto das duas entidades, enquanto que na próxima quarta (22) será a vez da Santa Casa!

"Se o trabalho jurídico e político do sindicato já vem garantindo alguns avanços, mas principalmente tem conseguido manter medidas de segurança, os atos de rua servem para denunciar à sociedade e pressionar o poder público para o passo mais importante, junto com a garantia de EPIs e protocolos de segurança: a testagem geral de todos (as) trabalhadores (as) da saúde, incluindo assintomáticos (as)", declarou o presidente Julio Jesien.

Ato no HCPA

Sindisaúde-RS e CUT fizeram ato conjunto

Além da luta pela testagem já de todos trabalhadores, o sindicato esteve no HCPA desde as 6h30min da quarta-feira (15) para cobrar a retomada do protocolo da OMS para o retorno ao trabalho de trabalhadores positivados. Isso porque o hospital vinha sendo o único de Porto Alegre que seguia esse protocolo, o que mudou há algumas semanas.

Com o protocolo, qualquer trabalhador (a) positivado (a), antes de retornar ao trabalho, tinha de testar negativo duas vezes. "A gestão abandonou essa atitude correta, sendo que a ciência ainda não sabe se 14 dias são suficientes para que o trabalhador positivado, no retorno, não contamine outros colegas. Com a grande circulação de trabalhadores, pacientes e familiares dentro do hospital, retomar esse protocolo, bem como testar todos os trabalhadores, é o mínimo necessário para a segurança de toda a população", defender o diretor do sindicato e trabalhador do HCPA, Carlos Alexandre Silveira. O número de trabalhadores já positivados no HCPA gira em torno de 390, estima o sindicato,

Diretoria do Sindisaude-RS foi para a frente do HCPA desde as 6h30min

Mesa permanente no HCPA

Colegas: no Clínicas vocês têm uma mesa permanente sindicato/gestão. As denúncias vocês podem fazer pelo telefone (51) 991 872 045.

Próximo ato: Santa Casa

Fiquem atentos, colegas do hospital: será em 22/07 pela manhã

Ato na PUC

O sindicato já realizou ato no Hospital São Lucas em 10/07, local onde a gestão tem atacado sistematicamente nossos colegas - inclusive, nesta quinta (16), a partir das 20h30min, o presidente Julio Jesien faz reunião online com a categoria.