Home > Notícias > CORONAVÍRUS - Nada vem de graça: ação de entidade de classe força Governo Federal a testar trabalhadores!

25/06/2020 - CORONAVÍRUS - Nada vem de graça: ação de entidade de classe força Governo Federal a testar trabalhadores!

NADA VEM DE GRAÇA!

Na semana passada, havíamos repercutido aqui a ação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que pedia a testagem de trabalhadores da saúde, mesmo que assintomáticos: o Governo Federal havia sido citado na decisão favorável aos trabalhadores, e tinha prazo até 30/06 para se manifestar. Hoje, trazemos uma excelente notícia: a ação surtiu efeito, pois o Ministério da Saúde anunciou oficialmente em seu site (clique aqui para a matéria original), que trabalhadores da saúde, mesmo assintomáticos, também deverão ser testados!

É claramente um anúncio que o Governo tentará vender como bondade sua. Porém, como vem dentro do prazo para que o Executivo Federal se manifestasse na ação do Cofen, o Sindisaúde-RS destaca à categoria que essa conquista não veio de graça, mas sim da luta de classes. Foi a ação jurídica de um conselho de classe, impulsionada pelas ações políticas de sindicatos de todo o Brasil, que trouxe esse resultado!

A partir de agora, o sindicato aguarda maior clareza sobre os efeitos práticos desse novo plano de testagem. Aliás, por que 5,6 milhões de testes estão empacados no depósito do Governo enquanto morremos?