Home > Notícias > CORONAVÍRUS - No GHC, Sindisaúde-RS protesta contra privatização e por medidas de proteção *

14/05/2020 - CORONAVÍRUS - No GHC, Sindisaúde-RS protesta contra privatização e por medidas de proteção *

* com informações da Comunicação da Aserghc

Mesmo em meio a uma pandemia, o Governo Federal pretende privatizar o GHC: isso é informação oficial dos documentos do Ministério da Economia de Paulo Guedes. O SUS e seus trabalhadores são os responsáveis por evitar que nossa tragédia seja ainda maior, mas os governos da vez cada vez os desvalorizam mais, seja a nível municipal com Marchezan querendo demitir os qualificados trabalhadores do IMESF e terceirizar a atenção básica, a nível estadual, com as políticas de desmonte público de Eduardo Leite, ou a nível federal, com o desgoverno completo de Jair Bolsonaro.

O ato

Por isso, o Sindisaúde-RS, junto à Aserghc e outras entidades de classe, realizaram um protesto hoje pela manhã em frente ao hospital. Evitando aglomeração ao manter distância entre si, sindicalistas e trabalhadores levaram cartazes e, com máscaras, cobraram o afastamento imediato dos trabalhadores em grupo de risco, EPI e testagem geral e alertaram para o risco de privatização do maior grupo hospitalar do Sul do País, que atende 100% SUS.

Linha de frente lembrada

O heroísmo dos trabalhadores da linha de frente foi também lembrado nas faixas em meio a esta que é a Semana da Enfermagem. A invisibilidade de determinadas categorias profissionais que, no atual momento, são as mais suscetíveis aos riscos do coronavírus ficou escancarada há poucos dias, quando o maior jornal do Brasil, o Jornal Nacional, fez uma homenagem aos profissionais da saúde em que sequer citou as categorias técnicas e de nível médio na saúde pública.

Ato buscou chamar a atenção para a atual situação dos trabalhadores da saúde e do SUS

Crédito das fotos: Aserghc Comunicação