Home > Notícias > CORONAVÍRUS - Realocação de trabalhadores no GHC não é suficiente para o Sindisaúde-RS, que segue na luta pelo afastamento

07/04/2020 - CORONAVÍRUS - Realocação de trabalhadores no GHC não é suficiente para o Sindisaúde-RS, que segue na luta pelo afastamento

NÓS ESTAMOS DO TEU LADO!

A diretoria do Sindisaúde-RS passou esta segunda-feira (06) negociando, em mediação do TRT-4, o afastamento dos (as) trabalhadores (as) componentes do grupo de risco (veja abaixo se você pertence a esse grupo). Porém, até o momento, o resultado da mediação propôs somente a realocação dos (as) trabalhadores (as) que compõem esse grupo e que mantêm contato direto com pacientes nos seguintes setores: Emergência GHC, Emergência Hospital da Criança, Emergência do Hospital Fêmina, Emergência do Hospital Cristo Redentor, Centros de Triagem Covid-19, UPA e locais de internação específica relacionada à Covid-19. Esses (as) colegas serão realocados em setores onde não fiquem expostos a  risco maior e, se necessário, poderão ser afastados do trabalho.

"A mediação não chegou àquilo que é a medida correta em meio ao caos que vivemos com a pandemia, ou seja, o afastamento de trabalhadores e trabalhadoras do grupo de risco. Essa é a medida que deve ser tomada para proteger vidas", destacou a vice-presidenta do sindicato e trabalhadora do grupo, Claudete Miranda. "Iremos nos manter firmes em nossa luta para afastar nossos colegas que estão correndo risco. Dia 14 teremos nova mediação, onde o TRT tomará ciência se o GHC cumpriu com as exigências até esse momento, mas principalmente lutaremos para alcançar o afastamento completo de nosso colegas em grupo de risco", complementou.

A vice-presidenta do sindicato, Claudete Miranda (à direita), representou o sindicato na mediação de hoje

Também diretor do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes (à esquerda, parte inferior) participou da mediação

Grupo de Risco (segundo OMS)

Idosos acima de 60 anos

Grávidas e lactantes

Pessoas com histórico de doenças pulmonares

Pacientes com histórico de doenças, tais como: diabetes, hipertensão e AIDS

Pacientes em tratamento ou pós-tratamento de câncer

Lactantes

Quanto às lactantes, serão mantidos os procedimentos específicos para afastamento dos locais insalubres, conforme decisão judicial que já vem sendo cumprida.

Outras definições

A gestão se comprometeu em ajustar o fornecimento de EPIs e medidas de proteção e segurança para os funcionários conforme normativas Federal, Estadual e Municipal.

Já a higienização dos uniformes de trabalhadores em contato direto com pacientes Covid-19 e áreas contaminadas continuará sendo realizada pelo Grupo, assim como aqueles que necessitam de higienização especial. Os demais continuarão a ser higienizados na forma do protocolo do hospital.

Crédito das fotos: Comunicação TRT-4