Home > Notícias > CORONAVÍRUS - Transporte é dever das gestões: sindicato busca diálogo atrás de soluções

07/05/2020 - CORONAVÍRUS - Transporte é dever das gestões: sindicato busca diálogo atrás de soluções

O Sindisaúde-RS tem trabalhado incessantemente em busca de melhorar as terríveis condições de trabalho a que os (as) trabalhadores (as) da saúde têm sido submetidos (as) devido a nossos governantes e patrões. Nessa linha, o sindicato está buscando estabelecer diálogo com as gestões dos hospitais da base e com as entidades patronais. "Risco de morte, péssimas condições de trabalho, desrespeito, agressões e, agora, estamos tendo de pagar para trabalhar, pagar para salvar vidas. É o cúmulo! Estamos buscando negociação com as gestões dos hospitais da base para alcançar uma solução para a situação em que fomos colocados enquanto trabalhadores e trabalhadoras", comentou a vice-presidente do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda, trabalhadora do Grupo Hospitalar Conceição.

Argumentos jurídicos

O departamento jurídico do Sindisaúde-RS, Paese, Ferreira, argumenta que a questão do transporte é dever legal do empregador quando inexistente o transporte público regular em face da pandemia. "A lei nº 7.418/85, no seu art. 1º, institui o direito ao vale-transporte aos trabalhadores que fazem uso do transporte coletivo público, sendo o seu uso, portanto, requisito necessário para o recebimento da parcela. Sobre o tema, as decisões judiciais vão no entendimento de que, em casos nos quais (i) não existe transporte público regular disponível, ou (ii) quando o local de trabalho é de difícil acesso, é dever do empregador fornecer transporte alternativo ou pagar pelo seu custo", explica a advogada Samara Ferrazza.

Cobrança ao GHC trouxe solução. E os demais hospitais, o que vão fazer?

Enquanto os demais hospitais resistem a adotar medidas sensíveis para com seu corpo de funcionários (as), o trabalho de cobrança diário realizado pelo Sindisaúde-RS e pela Aserghc junto à gestão do GHC trouxe resultado prático na véspera do 1º de maio. A gestão disponibilizou formas de transporte com saída de vários locais diferentes, amenizando o dano causado pela medida de Nelson Marchezan Jr. de redução dos horários de transporte. "Nosso trabalho no GHC trouxe frutos. Agora, porém, lutaremos para estender as medidas aos demais hospitais da base, chegando a um consenso minimamente razoável", complementa Claudete.

Denúncias diárias marcam Santa Casa e PUC

Nas nossas redes sociais, e-mails e telefone, temos recebido denúncias diárias. São provenientes de diferentes hospitais da base, mas, depois de o GHC ter disponibilizado transporte, Santa Casa e Hospital São Lucas são os hospitais mais denunciados ao sindicato. As denúncias tratam de colegas tendo que pagar transporte do próprio bolso para ir trabalhar, sem a devida compensação por parte do trabalhador e sem qualquer sinal de busca por uma solução trabalhada politicamente.