Home > Clipping > Correio do Povo 30/05: Trabalhadores da saúde organizam atos com duração de 12 horas em Porto Alegre

30/05/2017 - Correio do Povo 30/05: Trabalhadores da saúde organizam atos com duração de 12 horas em Porto Alegre

* com informações do Correio do Povo

Trabalhadores vinculados a 15 entidades sindicais, como o Sindisaúde-RS, Simers e Sergs, fazem um protesto, na manhã desta segunda-feira, nos maiores hospitais de Porto Alegre, pertencentes ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e ao Hospital de Clínicas, durante 12 horas. Apesar da duração, os atos não devem afetar o atendimento, segundo informações do presidente do Sindisaúde, Arlindo Ritter.

Ritter, afirmou à reportagem nesta manhã que os atos desta segunda serão apenas um alerta às direções das entidades. A decisão foi tomada pelas categorias em assembleias gerais realizadas nas duas instituições nas últimas semanas. O motivo, segundo as entidades, foi motivada pela retirada de direitos em série que vem sendo realizada pelos gestores dos hospitais, como o corte das férias-prêmio e licença-capacitação no GHC, ou à ameaça de corte do vale-alimentação no Clínicas, que na prática reduziria em pelo menos um quarto a renda da maior parte dos funcionários do HCPA.

As entidades sindicais apontam, porém, que a ideia é realizar uma greve unificada por 48 horas com todos os setores públicos, não somente ligados à saúde, em junho. As entidades devem se reunir nesta semana para fechar uma data para a mobilização em Porto Alegre contra as reformas do presidente Michel Temer.