Home > Notícias > DENÚNCIA – Dengue autóctone explode mais de 500% em meio a desvio de trabalhadores ACE!

10/05/2021 - DENÚNCIA – Dengue autóctone explode mais de 500% em meio a desvio de trabalhadores ACE!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Os casos de dengue autóctones, ou seja, contraídos dentro de Porto Alegre, aumentaram 525% em apenas duas semanas (entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 15 e 17 de 2021; confira links ao final do texto). O risco real de uma nova epidemia está posto e assumido pela própria Prefeitura em seus boletins epidemiológicos. Além disso, ainda temos o temor das outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como a Zica e Chikungunya. O município já possui 47 casos confirmados de dengue, sendo 40 deles autóctones, ou seja, contraídos em Porto Alegre mesmo. Em todo o ano de 2020, foram registrados 39 casos de dengue.  

Em meio a essa situação, o Sindisaúde-RS tem recebido repetidas denúncias de que Agentes de Combate às Endemias (ACE) estão em desvio de função. Por que a Prefeitura diminui a quantidade de trabalhadores que atuam diretamente no combate a endemias, se isso claramente enfraquece a qualidade do serviço público de prevenção?

Explosão de casos

Os casos de dengue autóctones, ou seja, com infecção dentro da cidade, aumentaram muito em poucas semanas. No momento, estão concentrados nos bairros Santo Antônio (15), Humaitá (14) e Lomba do Pinheiro (7). Casos autóctones aumentam o risco de transmissão do vírus caso a infestação do mosquito Aedes aegypti esteja alta no bairro onde há casos confirmados.

A Prefeitura divulga o índice médio de infestação de fêmeas adultas do Aedes aegypti (IMFA) para avaliar a possibilidade da endemia se alastrar. Na SE 15, ainda com apenas 4 casos autóctones, esse índice havia ficado em 1,69, que foi o pico de 2021. Na SE 17, esse índice ficou em 0,88. Índices acima de 0,6 são considerados críticos, os mais altos da escala.

"Sendo que esse levantamento de índice através das armadilhas não abrange a totalidade dos bairros do município, deixando muitas vezes sem prevenção bairros que estão mais em risco. Um exemplo disso é que os bairros que estão com o maior números de casos no momento não tem dados de monitoramento", informou a diretora do Sindisaúde-RS, Rosangela Souza.

Fontes das informações

Dados informados estão registrados no site da Prefeitura e nos links abaixo.

- SE 15

- SE 17

- IMFA