Home > Notícias > Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha teve roda de conversa na Ashclin

26/07/2017 - Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha teve roda de conversa na Ashclin


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a diretoria de Raça, Gênero e Diversidade Sexual  do Sindisaúde-RS promoveu ontem (25) um dia de conscientização com as categorias, na sede da Associação de Servidores do Hospital de Clínicas (Ashclin). Uma roda de conversa com grandes nomes do movimento feminista e a exposição de artigos afro foi realizada. 

Confira as fotos clicando aqui!

Nos relatos, as mulheres negras, muitas vestidas com indumentárias com motivos afro, trouxeram aos presentes inúmeros relatos de assédio sofridos ao longo dos anos, tanto sexual, quanto racial e moral. "Eu era perseguida de todas as formas. Diziam: 'Vai lá, mata as baratas e não reclama'. Era um absurdo", comentou uma das colegas que se manifestou ao microfone. Já a assistente social do GHC, Carine Fernandes, ativa manifestante feminista e do movimento negro e companheira de luta do Sindisaúde-RS, falou da luta das mulheres e da importância feminina nos movimentos sociais, responsável por alavancá-los, muitas vezes. 

Falas trouxeram inúmeros casos de assédio, moral, sexual e racial

Dentre as convidadas para a roda de conversa (confira mais abaixo a lista completa, a vice-presidenta do Sergs e enfermeira do HCPA, Cláudia Carina dos Santos, e a enfermeira e integrante do GEAB HCPA, Celia Mariana Barbosa de Souza, trouxeram à tona um tema muito importante dentro do setor: o desinteresse histórico em estudar doenças que afetam, tipicamente, a população negra mais do que as outras. "A anemia falciforme, por exemplo, é uma doença que, ainda hoje, pouquíssimos profissionais médicos têm suficiente conhecimento, e afeta a nós, negras e negros, com muito mais gravidade", comentou uma interlocutora da plateia, trabalhadora do GHC. "Hoje ainda temos alguns profissionais que sabem do assunto na instituição, mas são muito poucos ainda".

Salão da Ashclin lotou...

...houve exposição de produtos da cultura afro...

...e tranças

A diretora de Raça, Gênero e Diversidade Sexual do sindicato, Ana Paula Capra, colocou nas caixas de som um áudio da filósofa e ativista do movimento negro e feminista, Djamila Ribeiro, em que a profissional fez uma detalhada explicação, que gerou muito debate entre os presentes, sobre a trajetória da mulher negra na sociedade brasileira, que historicamente é entendida como um ser humano que deve ser mais forte do que as demais, e aguentar todas as adversidades. "Muitas vezes, ocorre que o companheiro, também negro, da mulher negra, já sofre preconceito na sociedade e, sendo assim, a companheira dele, mesmo que exposta à violências de toda ordem, têm ainda no inconsciente um instinto de proteger esse companheiro, porque sabe que, se ele for preso, ele pode até ser morto na prisão", explicou a filósofa.

As diretoras do sindicato compareceram em peso...

...e também o presidente, Arlindo Ritter

Ela lembrou ainda que essa visão de uma mulher negra pode "aguentar" mais do que as demais é motivo para casos absurdos, como a violência obstétrica, relato trazido por participantes da roda. As mulheres negras, ainda que em maior número há décadas atrás, mas ainda até hoje, por vezes realizam partos sem anestesia, devido a esse entendimento de que ela "aguenta" mais.

A assistente de diretoria do Sindisaúde-RS, Cláudia Regina dos Santos, a Claudinha "Barulho", encerrou os debates ao final da tarde, em show com convidados. Claudinha vem lutando, apoiada pelo Sindisaúde-RS, já há quase 2 anos para obter sua reintegração no Hospital Beneficência Portuguesa, de onde foi demitida devido a sua veemente atuação como delegada sindical na defesa dos colegas.

Claudinha Barulho e convidados deram show!

Participantes da mesa

Carine Fernandes - Assistente Social GHC

Cláudia Carina dos Santos - Vice-presidenta do Sergs e enfermeira do HCPA

Celia Mariana Barbosa de Souza - Enfermeira e integrante do GEAB HCPA

Marisa da Silva - Ex-presidenta (2016/2017) do Codene; integrante do Fórum Livre de Mulheres Negras do RS; promotora Legal Popular pela Themis

Encerramento (17h): Coquetel com apresentação de Claudia Barulho & convidados

Expositoras:

Pôllemica Moda Feminina, Kilombo da Arte, Preta Brasil, Haja Luz: Acervo Cultural Afrodescendente, L Artesanato, Preta Mimosa.