Home > Clipping > Dia de protesto dos trabalhadores do Parque Belém

16/12/2014 - Dia de protesto dos trabalhadores do Parque Belém

Dia 12/12, o Sindisaúde RS e os trabalhadores do Parque Belém saíram em dois ônibus do hospital até a Secretaria de Saúde, onde realizaram protesto. Salários atrasados, 13° não teve a primeira parcela paga, falta de alimentação, equipamentos, instrumentos de trabalho e de higiene fazem parte da atual situação calamitosa em que se encontram os profissionais. Enquanto os trabalhadores protestavam no saguão do prédio da Secretaria, o secretário geral do sindicato, Julio Jessien, participou da reunião com o secretário de saúde Carlos Casartelli, membros do conselho municipal de saúde e representantes do hospital. De acordo com Casartelli, o hospital não tem cumprido com sua parte nos contratos via SUS, não aceitando pacientes ou então cobrando duas vezes, através do convenio e depois pedindo que os pacientes tragam os medicamentos. O Parque acumula uma série de dividas e o secretario, assim como membros do conselho, disseram ser muito arriscado emprestar mais dinheiro. A representante do hospital disse que traria garantias para contrair novos empréstimos e, respondendo a preocupação do secretário do sindicato, que pagaria ainda no dia 12/12 os trabalhadores e que o 13° está com 90% dos recursos garantidos através dos convênios privados. O secretário de saúde propôs que a atual administração do Parque Belém entregue o hospital para a prefeitura, a qual se propõe a fazer um chamamento público para que uma nova instituição administre.

Após reunião, os manifestantes seguiram em marcha até a prefeitura, onde se somaram ao protesto dos trabalhadores do município paracobrar mais investimento na saúde.