Home > Notícias > DIA DO TRABALHADOR - O maior ativo da saúde são os trabalhadores: parabéns a elas e eles!

30/04/2020 - DIA DO TRABALHADOR - O maior ativo da saúde são os trabalhadores: parabéns a elas e eles!


Compartilhe nas suas redes sociais!


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Jamais poderíamos adivinhar que, em 1º de maio de 2020, o mundo estivesse completamente parado por causa de uma "gripezinha", como defendeu nosso presidente eleito, Jair Bolsonaro. Pois bem, lá se vão meses de quarentena, mais de 5 mil mortos no Brasil e mais de 230 mil mortes no mundo todo.

Com isso tudo, para variar, a conta é paga pelo povo. E dessa vez não só com direitos suprimidos através de mudanças legislativas que propõem salvar empregos - assim como prometeram que as Reformas Trabalhista e da Previdência fariam -, mas ao custo de nossas vidas.

Porém, no meio dessa situação, o que brilha é a coragem dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde. O que ficará para a História, passem os governantes que passarem, é o gigantismo do Sistema Único de Saúde, o SUS, o maior do mundo. O sistema público de saúde brasileiro que, com o nosso trabalho, salva vidas.

O SUS é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro. Somos referência nas campanhas de imunização (PNI). Temos um dos melhores planos de combate à AIDS no mundo. No SUS, ninguém precisa pagar para ter atendimento - diferentemente de outros modelos excludentes, como, por exemplo, o do país referência para o capitalismo mundial, os Estados Unidos.

Com um sistema de saúde desse tamanho e importância, imagine se, em meio a uma pandemia, nosso governo cogitasse privatizar o maior grupo hospitalar do Sul do País, o GHC, único que atende 100% SUS? Ou ainda o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, cujo trabalho é reconhecido em toda a América Latina? Não é mais necessário imaginar. É exatamente o que aparece no documento “A Reconstrução do Estado”, publicado pelo Ministério da Economia em 22 de abril.

A ideia do governo? Vender ativos para reduzir o Estado.

Os tempos têm sido difíceis para todos nós, colegas da saúde. Porém, se por um lado seguimos sendo atacados pelas mais diferentes esferas de Poder (e resistindo a elas), por outro cada vez mais cresce, frente à sociedade, o reconhecimento aos trabalhadores e às trabalhadoras da saúde.

Mais do que nunca, o SUS e os trabalhadores da saúde mostram que apenas um sistema de saúde público e universal é capaz de entregar ao povo uma vida minimamente digna.

O SUS e seus trabalhadores são nosso maior ativo, senhores Jair Bolsonaro e Paulo Guedes!

PARABÉNS PELO TEU DIA, TRABALHADORA E TRABALHADOR!