Home > Notícias > GHC - Conheça a cronologia da luta pelo Acordo Interno em 10 itens

23/08/2018 - GHC - Conheça a cronologia da luta pelo Acordo Interno em 10 itens


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Confira, abaixo, um resumo de como tem sido nossa luta pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018 dos trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Hospitalar Conceição.

Para mais detalhes, clique nos links em azul para ser remetido à notícia original.

Cronologia

1) Ainda em agosto de 2017, os trabalhadores aprovaram parte do ACT, com reajuste no Vale-Alimentação. Porém, ficou acordado com a gestão do grupo que as negociações seriam retomadas em 2018, para chegar a consenso sobre três itens que ficaram pendentes: 

  • Revisão do valor do vale alimentação
  • Reimplementação das férias-prêmio
  • Retorno da licença capacitação


Assembleia aprovou acordo

2) Em dezembro, grande mobilização no pátio do administrativo freou a tentativa da gestão de aplicar seu pacote de maldades a partir da nova lei trabalhista.


Mobilização freou ataques

3) Em janeiro, os trabalhadores elaboraram a proposta da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018.


Trabalhadores elaboraram proposta para patrolnal

4) Em abril e julho, plenárias de mobilização e esclarecimentos foram realizadas pelos sindicatos junto à categoria.


Plenária mobilizou categoria contra ataques

5) Em 08 de agosto, assembleia geral reafirmou a proposta dos trabalhadores para o novo ACT.


Assembleia uniu categoria

6) As negociações para este novo ACT haviam sido retomadas em janeiro, mas a intransigência da gestão na ocasião acabou por desfazer a mesa. No mês seguinte, direção do grupo e sindicatos retomaram as conversas.

7) Com o pouco avanço ocorrido nos meses posteriores, as entidades de classe buscaram a mediação do TRT-4. O primeiro encontro de 2018 no tribunal foi em 16 de agosto, no qual o próprio mediador e vice-presidente do TRT4, Ricardo Carvalho Fraga, lembrou aos representantes da gestão que licença-capacitação e férias-prêmio não envolvem custo direto, e que, portanto, não havia justificativa para deixar de conceder esses direitos aos trabalhadores.

Mediação no TRT4 retomou negociações

8) O segundo encontro ocorreu em 23 de agosto. Os próprios representantes da direção do GHC reconheceram que a "proposta" que possuíam em mãos para apresentar não era uma "oferta, mas uma ofensa".

A luta continua, e a participação em massa da categoria na assembleia da próxima terça (28) é essencial para avançarmos

9) Na terça-feira, dia 28, uma assembleia foi marcada deliberar sobre os rumos das negociações. O comparecimento em massa da categoria é essencial para que avancemos! E no dia 31, às 14 horas, acontece nova mediação no TRT-4, na qual serão apresentadas as deliberações da categoria.

10) A assembleia realizada no pátio interno do GHC deliberou pela realização de um ato no próprio Conceição no dia 12 de setembro para reforçar a mobilização da categoria, e cobrar uma posição da patronal que não aceita dialogar sobre o Acordo. 


Trabalhadores aprovaram novo ato de mobilização para o dia 12 de setembro

Crédito das fotos: Stéfano Mariotto e Guilherme Darros / Assessoria do Sindisaúde-RS