Home > Notícias > GHC - Conheça a cronologia da luta pelo Acordo Interno em 10 itens

23/08/2018 - GHC - Conheça a cronologia da luta pelo Acordo Interno em 10 itens

Confira, abaixo, um resumo de como tem sido nossa luta pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018 dos trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Hospitalar Conceição.

Para mais detalhes, clique nos links em azul para ser remetido à notícia original.

Cronologia

1) Ainda em agosto de 2017, os trabalhadores aprovaram parte do ACT, com reajuste no Vale-Alimentação. Porém, ficou acordado com a gestão do grupo que as negociações seriam retomadas em 2018, para chegar a consenso sobre três itens que ficaram pendentes:

• Revisão do valor do vale alimentação
  • Reimplementação das férias-prêmio
  • Retorno da licença capacitação

Assembleia aprovou acordo

2) Em dezembro, grande mobilização no pátio do administrativo freou a tentativa da gestão de aplicar seu pacote de maldades a partir da nova lei trabalhista.

Mobilização freou ataques

3) Em janeiro, os trabalhadores elaboraram a proposta da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018.

Trabalhadores elaboraram proposta para patrolnal

4) Em abril e julho, plenárias de mobilização e esclarecimentos foram realizadas pelos sindicatos junto à categoria.

Plenária mobilizou categoria contra ataques

5) Em 08 de agosto, assembleia geral reafirmou a proposta dos trabalhadores para o novo ACT.

Assembleia uniu categoria

6) As negociações para este novo ACT haviam sido retomadas em janeiro, mas a intransigência da gestão na ocasião acabou por desfazer a mesa. No mês seguinte, direção do grupo e sindicatos retomaram as conversas.

7) Com o pouco avanço ocorrido nos meses posteriores, as entidades de classe buscaram a mediação do TRT-4. O primeiro encontro de 2018 no tribunal foi em 16 de agosto, no qual o próprio mediador e vice-presidente do TRT4, Ricardo Carvalho Fraga, lembrou aos representantes da gestão que licença-capacitação e férias-prêmio não envolvem custo direto, e que, portanto, não havia justificativa para deixar de conceder esses direitos aos trabalhadores.

Mediação no TRT4 retomou negociações

8) O segundo encontro ocorreu em 23 de agosto. Os próprios representantes da direção do GHC reconheceram que a "proposta" que possuíam em mãos para apresentar não era uma "oferta, mas uma ofensa".

A luta continua, e a participação em massa da categoria na assembleia da próxima terça (28) é essencial para avançarmos

9) Na terça-feira, dia 28, uma assembleia foi marcada deliberar sobre os rumos das negociações. O comparecimento em massa da categoria é essencial para que avancemos! E no dia 31, às 14 horas, acontece nova mediação no TRT-4, na qual serão apresentadas as deliberações da categoria.

10) A assembleia realizada no pátio interno do GHC deliberou pela realização de um ato no próprio Conceição no dia 12 de setembro para reforçar a mobilização da categoria, e cobrar uma posição da patronal que não aceita dialogar sobre o Acordo.

Trabalhadores aprovaram novo ato de mobilização para o dia 12 de setembro

Crédito das fotos: Stéfano Mariotto e Guilherme Darros / Assessoria do Sindisaúde-RS