Home > Notícias > GHC - Grupo está novamente na lista de privatizações do Governo Federal

19/11/2019 - GHC - Grupo está novamente na lista de privatizações do Governo Federal


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Quando tudo for privado, estaremos privados de tudo

Após os trabalhadores do Grupo rejeitarem a proposta de Banco de Horas da gestão, em assembleia na última quarta, outra mobilização ganhou força junto à categoria: a união contra a privatização do GHC, que estará na pauta permanentemente de novo. Isso porque é público, novamente, que estamos diante do risco de venda do Grupo: em matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, em 3 de novembro, o GHC voltou à lista das empresas públicas que estão no "Plano Nacional de Desestatização" do governo Bolsonaro. Ou seja, o plano de vender, vender e vender tudo que é público.

Entenda como o Governo voltou à carga sobre o GHC

Após ter recuado, em junho, do anúncio de início de ano de que o GHC seria privatizado, o plano do Governo agora é deixar a venda de estatais fora do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), órgão comandado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Isso porque a inserção de uma estatal no Plano Nacional de Desestatização - ou seja, a privatização de uma estatal - é determinada pelo PPI. A intenção do Governo é, portanto, retirar o GHC e dezenas de outras empresas do PPI para acelerar as privatizações.

Medidas de gestão deixam claro o perigo de privatização

O regulamento interno publicado pela direção, assim como a falta de diálogo para renovação dos acordos internos, demonstram o quanto é claro o risco de privatização do GHC. Há falta de funcionários, tentativas de precarizar ainda mais as relações de trabalho e as próprias condições do serviço e preparar demissões para, assim, facilitar a entrega da instituição para a iniciativa privada.

Audiência com Ministro Onyx Lorenzoni

A Aserghc e o SINDISAÚDE estão em tratativas para uma audiência com o ministro Onyx Lorenzoni para exigir esclarecimentos da política de privatização. Entendem que é de extrema importância o início de uma forte campanha em defesa do GHC e do SUS 100% público.

* com informações da Aserghc