Home > Notícias > GHC - Mediação no TRT-4 não avança. Todos à assembleia do dia 28!

23/08/2018 - GHC - Mediação no TRT-4 não avança. Todos à assembleia do dia 28!

Na manhã desta quinta-feira, o Sindisaúde-RS participou de mais uma mesa de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), em busca de novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição. O presidente Arlindo Ritter representou o sindicato na mesa, acompanhado por Valmor Guedes pela Aserghc, e demais sindicatos do setor.

A luta continua, e a participação em massa da categoria na assembleia da próxima terça (28) é essencial para avançarmos

A mediação

Por diversas vezes, os sindicalistas e os trabalhadores presentes à reunião manifestaram sua inconformidade com a sensação de paralisia nas negociações. Os próprios representantes da direção do GHC (pois os gestores sequer têm decência de comparecer à mesa) reconheceram que a "proposta" que possuíam em mãos para apresentar não era uma "oferta, mas uma ofensa".

Mediador e entidades de classe vêm trabalhando na busca de avanços, mas os gestores de fato sequer comparecem à mesa, enviando representantes

Os sindicalistas presentes ficaram muito inconformados com a situação, pois sequer a reunião que os representantes do grupo haviam prometido ter com a Sest será realizada. "Isso é incompetência da gestão! Daqui a pouco, vão querer que nós sindicatos façamos o trabalho de vocês", afirmou Ritter.

O presidente Arlindo Ritter teve vários embates com os representantes da gestão, que insistem em repassar a responsabilidade de decidir

À esquerda de Ritter, Valmor Guedes, presidente da Aserghc

A Sest

O pouco avanço alcançado nesses meses de encontros é sempre justificado pelos representantes do grupo devido à necessidade de receber aprovação, para toda e qualquer decisão, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério do Planejamento, responsável por aprovar verbas para as estatais brasileiras.

A inconformidade da categoria é clara com o empurra-empurra que vem sendo praticado; nesse sentido, Ritter e os demais sindicalistas lembraram aos representantes da gestão que, no próximo dia 28, haverá assembleia dos trabalhadores do grupo, onde eles irão deliberar sobre os próximos movimentos da categoria.

Trabalhadoras manifestaram sua inconformidade questionando os representantes do GHC e com cartazes

Deliberações do mediador

- Presença do diretor administrativo do GHC e do superintendente do GHC na mediação.

- Sindicatos farão manifestação escrita à Sest, que será encaminhada pelo próprio mediador ao órgão.

- Departamentos jurídicos da gestão e das entidades de classe terão reunião em separado para buscar avançar na redação de cláusulas.

Nova mediação

No dia 31 de agosto, às 14 horas, no TRT-4.

Cronologia

Em 2017, os trabalhadores aprovaram parte do ACT, com reajuste no Vale-Alimentação. Porém, ficou acordado com a gestão do grupo que as negociações seriam retomadas em 2018, para chegar a consenso sobre três itens que ficaram pendentes:

• Revisão do valor do vale alimentação
  • Reimplementação das férias-prêmio
  • Retorno da licença capacitação

As negociações para este novo ACT haviam sido retomadas em janeiro, mas a intransigência da gestão na ocasião acabou por desfazer a mesa. No mês seguinte, direção do grupo e sindicatos retomaram as conversas, mas houve pouco avanço nos meses seguintes.

Dessa maneira, as entidades de classe buscaram a mediação do TRT-4. O primeiro encontro de 2018 no tribunal foi em 16 de agosto, no qual o próprio mediador e vice-presidente do TRT4, Ricardo Carvalho Fraga, lembrou aos representantes da gestão que licença capacitação e férias prêmio não envolvem custo direto, e que, portanto, não havia justificativa para deixar de conceder esses direitos aos trabalhadores.

A partir de agora, a categoria tomará deliberações na assembleia do dia 28, que serão levadas à pauta da mediação do dia 31 de agosto, às 14 horas.

Crédito das fotos: Stéfano Mariotto / Assessoria do Sindisaúde-RS