Home > Notícias > GHC - Relembre a luta de quase 2 anos pelo Vale-Alimentação!

30/08/2019 - GHC - Relembre a luta de quase 2 anos pelo Vale-Alimentação!

Na próxima quarta-feira (04), o Sindisaúde-RS convoca a categoria para assembleia geral, na qual será apresentada proposta para novo Acordo Coletivo sobre o Vale-Alimentação dos trabalhadores do hospital. A assembleia será realizada na sede da Aserghc (Rua Marco Polo, 93), com última chamada às 14h.

Relembre nossa luta!

Em agosto de 2017, os trabalhadores do GHC aprovaram o reajuste de R$ 13 no Acordo Coletivo, com a promessa da gestão de retomar negociações em dezembro do mesmo ano, visando alcançar isonomia do valor do VA com o do Clínicas. No entanto, as negociações se arrastaram desde então: as negociações foram retomadas apenas em janeiro de 2018, mas a intransigência da gestão na ocasião acabou por desfazer a mesa.

No mês seguinte, direção do grupo e sindicatos retomaram as conversas, que pouco evoluíram até agosto, quando as entidades de classe buscaram a mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). O primeiro encontro de 2018 no tribunal foi em 16 de agosto, mas várias reuniões se seguiram após essa primeira, bem como assembleias informativas junto à categoria. Após, portanto, quase 2 anos de negociações, na próxima quarta, 4 de setembro, é tua vez de decidir, colega!

Confira abaixo a cronologia completa (com links para as notícias originais) de nossa luta desde o final de 2017.

Cronologia 2017/2018/2019

Para mais detalhes, clique nos links em azul para ser remetido à notícia original.

1) Ainda em agosto de 2017, os trabalhadores aprovaram parte do ACT, com reajuste no Vale-Alimentação. Porém, ficou acordado com a gestão do grupo que as negociações seriam retomadas em 2018

Assembleia aprovou acordo

2) Em dezembro de 2017, grande mobilização no pátio do administrativo freou a tentativa da gestão de aplicar seu pacote de maldades a partir da nova lei trabalhista.

Mobilização freou ataques

3) Em janeiro de 2018, os trabalhadores elaboraram a proposta da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018.

Trabalhadores elaboraram proposta para patrolnal

4) Em abril e julho, plenárias de mobilização e esclarecimentos foram realizadas pelos sindicatos junto à categoria.

Plenária mobilizou categoria contra ataques

5) Em 08 de agosto, assembleia geral reafirmou a proposta dos trabalhadores para o novo ACT.

Assembleia uniu categoria

6) As negociações para o novo ACT foram retomadas em janeiro de 2019, mas a intransigência da gestão na ocasião acabou por desfazer a mesa. No mês seguinte, direção do grupo e sindicatos retomaram as conversas.

7) Com o pouco avanço ocorrido nos meses posteriores, as entidades de classe buscaram a mediação do TRT-4. O primeiro encontro de 2018 no tribunal foi em 16 de agosto, no qual o próprio mediador e vice-presidente do TRT4, Ricardo Carvalho Fraga, lembrou aos representantes da gestão que licença-capacitação e férias-prêmio não envolvem custo direto, e que, portanto, não havia justificativa para deixar de conceder esses direitos aos trabalhadores.

Mediação no TRT4 retomou negociações

8) O segundo encontro ocorreu em 23 de agosto.

Luta contínua pelos trabalhadores do GHC

9) A assembleia realizada no pátio interno do GHC no dia 28/08/18 deliberou pela realização de um ato no próprio Conceição no dia 12 de setembro para reforçar a mobilização da categoria, e cobrar uma posição da patronal que não aceita dialogar sobre o Acordo.

Trabalhadores em luta no ato de 12 de setembro de 2018

10) Audiência de mediação no dia 23/10/2018 concedeu prazo para gestão se manifestar sobre o vale-alimentação.

11)  Assembleia no dia 01/03/2019 decidiu plano de luta dos trabalhadores

12) Mediação no dia 9/05/2019 estendeu até outubro o Acordo do V.A.

Agora, em 4 de setembro, é tua vez de decidir, colega!

Crédito das fotos: Stéfano Mariotto, Tiago Coutinho e Guilherme Darros / Assessoria do Sindisaúde-RS