Home > Notícias > GHC - Trabalhadores aprovam novo Acordo para o Banco de Horas

11/12/2019 - GHC - Trabalhadores aprovam novo Acordo para o Banco de Horas

Em assembleia com mais de 600 presentes, as trabalhadoras e trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição aprovaram, na tarde desta quarta-feira (11), a proposta de novo Acordo Coletivo para o Banco de Horas. "Já eram muitos meses de negociação dura por parte dos sindicatos, que foram intransigentes, até o limite, na defesa dos direitos. Havia um anseio por parte de alguns colegas em aprovar qualquer acordo que garantisse o Banco de Horas. Porém, muitos não percebem que banco de horas é ferramenta do patrão. Por isso, estendemos até onde foi possível a mesa e, no apagar das luzes, conseguimos incluir na negociação uma folga-prêmio e a ampliação de trocas, tanto no diurno quanto no noturno", afirmou após a assembleia a vice-presidenta do GHC, Claudete Miranda.

Avanços conquistados

1) Uma folga-prêmio (que deverá ser gozada entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020)
2) Trocas duplicadas para jornadas ordinárias. Trabalhadores do diurno das jornadas ordinárias de 6 dias por semana poderão realizar dois turnos consecutivos até 2 vezes por semana, mediante comum acordo entre empregado e gestor.
Como era? Anteriormente, eram apenas 4 trocas para o diurno.
3) Trocas duplicadas para trabalhadores do regime 12x36. Os colegas desse regime poderão ter até 4 trocas por mês, mediante comum acordo entre empregado e gestor.
Como era? Anteriormente, apenas duas trocas.
4) Declaração de prevalência dos ajustes do ACT sobre qualquer regramento existente no regulamento de pessoal do GHC

Banco de Remanejo

Além dos avanços acima, o diretor-superintendente do GHC, André Cecchini, comprometeu-se em nome da diretoria a reavaliar o Banco de Remanejo para o noturno.

Mais de 600 trabalhadores (as) aprovaram o novo Acordo Interno

Mesmo com sol escaldante, pátio esteve completamente tomado

Foco da categoria agora deve estar na luta contra a privatização do GHC

Foco agora é na luta contra a privatização do GHC

Todos (as) sindicalistas destacaram, em suas falas, a importância de que a base converse e pressione a gestão que se posicione e afirme que o GHC não será vendido. Isso porque o Grupo está na lista de empresas que o Governo Federal quer privatizar, conforme matéria da Folha de São Paulo.

"Mais que tudo, todos nós temos que esquecer quem votou em quem na última eleição porque, independente de quem está no poder, os ataques a nós, classe trabalhadora, não acabam nunca. Precisamos nos unir, entender nosso lugar na luta de classes e que a única ferramenta de resistência que temos é a nossa força de trabalho", afirmou o diretor do Sindisaúde-RS, Valmor Guedes.

Valmor Guedes, diretor do Sindisaúde-RS

Campanha Salarial 2020

Outra pauta importante defendida nas falas é que em 31 de março de 2020 a Convenção Coletiva Sindisaúde-RS-Sindihospa perde sua validade. Com isso, se nova negociação não for fechada, todos os direitos históricos negociados pelo Sindisaúde-RS, como o adicional noturno a 50% (CLT apenas 20%) e as horas-extras a 100% (CLT apenas 50%), deixam de existir já em 1º de abril, consequência da Reforma Trabalhista. "Se os trabalhadores não se mobilizarem para as plenárias de construção da pauta e futuros atos que os sindicatos devem convocar a partir de janeiro, a gestão vai nos atropelar. Temos que estar conscientes e, cada vez mais, unidos", declarou o diretor do sindicato, Arlindo Ritter.

Arlindo Ritter, diretor do sindicato