Home > Notícias > GRAVATAÍ - Assembleia em 29/10 vota acordo sobre ação que beneficia mais de 600 trabalhadores: entenda!

20/10/2020 - GRAVATAÍ - Assembleia em 29/10 vota acordo sobre ação que beneficia mais de 600 trabalhadores: entenda!

O Sindisaúde-RS vem questionando, já há um bom tempo e em diversos hospitais, a forma com que as gestões pagam a base de cálculo de adicionais, como o adicional noturno. Na Santa Casa, por exemplo, o sindicato conseguiu reaver R$ 18 milhões para quase 8 mil trabalhadores do hospital em 2019, em um processo cujo objeto é justamente tal base de cálculo.

E agora você, do Hospital Dom João Becker (HDJB) de Gravataí, vai fazer valer seu voto! Em assembleia virtual dia 29/10, você decidirá se aceita o acordo oferecido pela Santa Casa, atual gestora do hospital, para antecipar o recebimento dos valores garantidos pelo sindicato na Justiça, ou se prefere esperar pelo julgamento do processo até o final.

Sócio(a) do Sindisaúde-RS

Nossos (as) associados (as) são quem financiam a atividade sindical com o pagamento das suas mensalidade. Assim, se a proposta for aprovada na assembleia, você que é sócio (a) receberá o valor que lhe for devido já na primeira parcela, assim que começarem os pagamentos. Se você não é sócio, pode completar o processo de forma totalmente online clicando aqui.

Entenda a ação

O sindicato teve ganho de causa em 1ª instância em ação que move contra a gestão do HDJB. A ação pede a “integração da insalubridade e adicional por tempo de serviço na base de cálculo do adicional noturno” para os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS no hospital.

Com isso, a Santa Casa optou por buscar o sindicato e construir um acordo, objetivando estancar o passivo trabalhista em Gravataí. Essa procura aconteceu há pouco mais de um ano. Nos meses seguintes, vários encontros foram realizados a fim de construir um entendimento nos mesmos moldes daquele que permitiu o pagamento antecipado aos trabalhadores da Santa Casa em 2019.

Palavra do Sindisaúde-RS

“Na semana passada, conseguimos fechar um acordo com a Santa Casa que entendemos ser razoável. Assim, este acordo será apresentado aos trabalhadores na assembleia virtual da próxima quinta-feira, 29 de outubro”, explicou o presidente do sindicato Julio Jesien.

A assembleia virtual

Assim como aconteceu na definição da greve do IMESF, a assembleia será em formato de live na página do Facebook do Sindisaude-RS - se você ainda não segue nossa página, clique aqui e dê sua curtida. Após a apresentação da proposta, haverá espaço para sanar dúvidas, as quais poderão ser encaminhadas via ferramenta de comentários da plataforma. Os trabalhadores poderão ainda se inscrever para participar da live em falas, com as inscrições também sendo feitas pela ferramenta de comentários.

A votação, após a apresentação da proposta patronal aos trabalhadores, será feita através de formulário eletrônico (Google Forms), o qual será disponibilizado ao final da assembleia e em publicação na página do Facebook. Será determinado um período de 5 horas após o término da assembleia para a realização da votação.

Edital de convocação

Foi publicado na página 14 da edição de 21 de outubro de 2020 do jornal Correio do Povo. Confira abaixo o edital.

Edital publicado no Correio do Povo

Listagem de trabalhadores beneficiados

Clique aqui e confira se você é um dos 613 beneficiados da ação (trabalhadores ativos e inativos).

Os pagamentos

Se aprovada a proposta de acordo pela categoria, os pagamentos ocorrerão em 4 parcelas. Os sócios do sindicatos recebem na primeira. Os demais trabalhadores ativos recebem nas duas parcelas seguintes, enquanto os inativos receberão na quarta parcela.

Valores

Se a proposta for aprovada na assembleia, os valores serão apresentados individualmente a cada beneficiário, com o objetivo de preservar a privacidade e segurança dos trabalhadores - o formato de apresentação ainda será definido. O depósito será feito em conta corrente do beneficiado - esta conta não poderá ser conjunta ou conta salário.

Para se habilitar ao recebimento dos valores o trabalhador precisará preencher um formulário, cujo link para impressão, no caso de aprovação do acordo na assembleia, será disponibilizado dentro dos próximos dias clicando-se aqui. Além disso, o beneficiado deverá entregar uma cópia da identidade e do cartão do banco presencialmente, nos dias 3 e 4 de novembro, das 7 às 14hs, a definir-se ainda o local de coleta dos documentos.