Home > Notícias > GREVE GERAL E IMESF - Mais de 100 mil trabalhadores da saúde aderem à Greve Geral após ato dos imesfianos!

11/06/2019 - GREVE GERAL E IMESF - Mais de 100 mil trabalhadores da saúde aderem à Greve Geral após ato dos imesfianos!

Agora é Greve Geral!

A noite de segunda foi de muita luta e mobilização da categoria. No Posto Modelo, após o terceiro ato de luta dos trabalhadores do IMESF pelo reajuste que não vem há 4 anos, os mais de 100 mil trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS, Sergs (enfermeiros), Sindifars (farmacêuticos) e Sinditest-RS (técnicos de segurança do trabalho) em todo o Estado declararam sua adesão à Greve Geral de sexta, 14 de junho! Com isso, os trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS estão assegurados de que nenhuma medida pode ser tomada contra eles pela entrada em greve nesta sexta.

Trabalhadores se mobilizavam desde as 18h

Nada é a toa: os ataques do Governo Federal vem em todas as frentes, com o corte de investimentos na educação que irá matar e com a tentativa de aprovar uma Reforma da Previdência que ataca os mais pobres e a classe trabalhadora de todas as maneiras possíveis. "A Reforma do Governo segue o mesmo modelo de capitalização do Chile, que faz com que 9 em cada 10 aposentados chilenos ganhem menos que um salário mínimo. Nós temos que derruba-lá a todo custo pelo nosso futuro e pelo de nossos filhos e netos, e a Greve Geral é o instrumento soberano da classe trabalhadora!", convocou o presidente Arlindo Ritter.

Adesão à Greve Geral foi unânime

O ato

O ato começou às 18h. Um piquete foi montado em frente ao Posto Modelo, onde sindicalistas e trabalhadores (cerca de 100) discursaram acerca dos 4 anos em que a Prefeitura sequer repassou as perdas inflacionais para a categoria. "Marchezan segue a mesma linha de não negociar com quem faz a saúde pública funcionar. Os trabalhadores já estão esgotados, chegaram hoje ao terceiro ato seguido e, dia 18, há assembleia para a votação de greve nos postos de saúde de Porto Alegre", informou o secretário-geral Julio Jesien.

Logo após, todos os que protestavam somados aos trabalhadores que compareceram para a assembleia foram para a esquina da João Pessoa com a Jerônimo de Ornellas, onde realizaram um trancaço com palavras de ordem para chamar a atenção sobre sua situação.

Ritter, com o microfone, e o vice-presidente, Julio Appel, à esquerda e Julio Jesien, scretário-geral à esquerda

Assembleia na RUA porque a RUA é nossa!

Pouco tempo depois, teve início a assembleia de adesão à Greve Geral de sexta (14). Por unanimidade, os quase 200 presentes disseram "sim!". A decisão da assembleia perimte agora a mais de 100 mil trabalhadores em todo RS que paralisem suas atividades na sexta-feira sem receio de qualquer medida contrária. "A categoria está assegurada pela assembleia, que é o instrumento soberano de deliberação da classe trabalhadora", explicou o vice-presidente, Julio Appel.

Também estiveram presentes os diretores Paulo Vargas, Carlos Alexandre Silveira, Julio Duarte, Marlise Machado, Lucia Schaffer, além de delegados sindicais.

Categoria fez a assembleia na esquina da João Pessoa com a Jerônimo de Ornellas, chamando a atenção da população

Crédito das fotos: Sindisaúde-RS / Stéfano Moura