Home > Notícias > GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO - É nesta quarta (15) e estaremos juntos na luta!

14/05/2019 - GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO - É nesta quarta (15) e estaremos juntos na luta!

É LUTA O ANO TODO!

Neste 15 de maio (quarta-feira), todos os trabalhadores da Educação brasileiros vão cruzar os braços contra os cortes do Governo Federal e pelo futuro do Brasil!

Greve Nacional da Educação

15 de maio (quarta-feira)

13h e 30min

Concentração para o ato em frente à Faced/UFRGS (Faculdade de Educação, Avenida Paulo Gama, 110)

Vamos à luta educadores e trabalhadores da saúde juntos, assim como na luta contra a Reforma!

O Sindisaúde-RS vai lutar junto, e convoca toda a categoria para participar do grande ato de apoio aos nossos educadores contra os cortes do Governo Federal em Educação e Pesquisa, que terá concentração na Faced a partir das 13h e 30min.

Os cortes atingem a cifra de R$ 819 mihões! Desse valor, para que se tenha uma ideia, R$ 55 milhões serão cortados da UFRGS, que é considerada a melhor universidade do Brasil há anos, impactando profundamente em hospitais como o Clínicas, que é um hospital-escola ligado à universidade.

Aqui em Porto Alegre o Ministério da Economia já solicitou o corte de 10 bolsas na área de pesquisa genética, além do recolhimento das que considerou como não utilizadas - na verdade, as bolsas são repassadas ano após ano para cada novo pesquisador.

Pre­ju­í­zo incalculável na Sa­ú­de!

Mi­lha­res de pro­je­tos ci­en­tí­fi­cos que bus­cam tra­ta­men­tos e cu­ras pa­ra as mais di­ver­sas do­en­ças se­rão pa­ra­li­sa­dos ou aban­do­na­dos. A pes­qui­sa ci­en­tí­fi­ca é sem dú­vi­da o investimento mais importante para o desenvolvimento de um país. Na saúde, por exemplo, seus resultados atuam de maneira preventiva, eco­no­mi­zan­do gas­to pú­bli­co fu­tu­ro com pos­sí­veis epi­de­mi­as evi­tá­veis.

"Esta política do governo retira a qualidade de prestação de serviço do SUS e do profissional que está te atendendo, além de impossibilitar o avanço nas pesquisas desenvolvidas em vacinas e doenças congênita", denuncia o vice-presidente do Sindisaúde-RS, Julio Appel.

Reflexos dos cortes no HCPA

O HCPA é um hospital escola, ligado a UFRGS e ocupa um espaço enorme na produção de ciência e de conhecimento no Brasil, mas acima disso, é responsável por 31.288 internações, 569.359 consultas, 3.122.562 exames. 47.546 cirurgias e o que mais está ligado a ciência e desenvolvimento do conhecimento: 425 transplantes.

Sem Ciência não há saúde pública de qualidade!. Na quarta-feira, vamos todos somar nesta luta pela educação, pesquisa e saúde de qualidade!