Home > Notícias > HCPA - Categoria aprova manutenção do Vale-Alimentação até 2021

17/02/2020 - HCPA - Categoria aprova manutenção do Vale-Alimentação até 2021

Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas aprovaram, na tarde desta segunda, proposta patronal para manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regula o pagamento do Vale-Alimentação. Com isso, o Vale fica assegurado até 31 de março de 2021, quando expira o atual ACT.

Como prevê a nova lei pós Reforma Trabalhista, que atacou frontalmente os direitos de classe, a cada novo ano é necessária nova negociação coletiva para que o Vale seja mantido. Os diretores dos sindicatos que convocaram a assembleia de hoje destacaram, em suas falas, que a decisão da categoria é soberana e que as entidades de classe são obrigadas a segui-la. Porém, observaram que, em meio à atual conjuntura política de retirada sistemática de direitos, se a categoria não voltar a realizar grandes mobilizações, todos os direitos históricos estarão permanentemente ameaçados ao longo dos anos que virão.

Trabalhadores aprovaram manutenção do Vale nesta tarde de segunda (17)

Reforma Trabalhista mostra seus efeitos

Como a Reforma Trabalhista prevê o acordado sobre o legislado, não há mais garantia de direitos. "Essa situação é fruto de uma classe trabalhadora muito desmobilizada ao longo desses últimos anos, que não aderiu fortemente às greves gerais, com exceção da de 2017 que impediu a Reforma da Previdência de Temer. Passaram terceirização, PEC do Teto de Gastos, Reformas Trabalhista e Previdenciária e mesmo assim seguimos apáticos. A luta dos camaradas chilenos tem que nos servir de inspiração: até quando iremos aguentar calados?", declarou o diretor Julio Appel, que coordenou a assembleia de hoje.

O diretor Júlio Appel coordenou os trabalhos

Cerca de 200 traalhadores compareceram a assembleia...

... que havia começado no auditório menor e teve que ser transferida para um maior