Home > Notícias > HCPA - Em audiência de mediação, sindicato defende direitos dos trabalhadores

02/07/2019 - HCPA - Em audiência de mediação, sindicato defende direitos dos trabalhadores

Na última quinta-feira (27), o Sindisaúde-RS participou de audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) na defesa dos trabalhadores do Hospital de Clínicas (HCPA). Cerca de 200 colegas dos setores de nutrição, creche e lavanderia tiveram retirados ou reduzidos os adicionais de insalubridade devido à determinação do Tribunal de Contas da União, em mais uma manobra de ataque aos trabalhadores vinda da esfera federal. Eles recebiam os adicionais nos graus de 20 a 40%

Os colegas atingidos pela medida compõem parte da massa salarial mais baixa do hospital. Ou seja: estão tendo sua remuneração mensal cortada em grande percentual com a decisão. Além disso, alguns dos trabalhadores já contavam com os adicionais em sua remuneração mensal há décadas.

O secretário-geral do sindicatro, Julio Jesien, defendendo os colegas do HCPA na mesa de negociação

A mediação

Durante a reunião, os diretores do sindicato destacaram a importância de uma solução negociada para o problema. “Os trabalhadores do HCPA já vem sofrendo com outras perdas, como a desvalorização do valor do vale-alimentação e a retirada da remuneração variável. A retirada ou diminuição da insalubridade é mais uma grave lesão aos seus direitos”, defendeu o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien.

Relembre

Em dezembro de 2018, a gestão do HCPA retirou ou reduziu o percentual da insalubridade pago para mais de 200 trabalhadores de três setores do hospital. Ao tomar conhecimento da situação, o Sindisaúde-RS solicitou reunião com a direção do hospital para esclarecer a situação. A direção do HCPA manifestou que, por força da atuação do TCU, teve que realizar inspeções nos locais de trabalho para identificar se estava pagando corretamente a insalubridade aos trabalhadores. Após esta verificação, o hospital realizou os cortes nas remunerações dos colegas.

Considerando que a maioria deles teve uma redução significativa em suas remunerações (na ordem de 20%), o Sindisaúde-RS buscou a mediação na Justiça do Trabalho, com o objetivo de dar celeridade à solução do problema. Uma das possibilidades é a constituição de um Acordo Coletivo de Trabalho para regular essa questão e evitar a redução da remuneração

Trabalhadores acompanharam a mediação

Colegas de três setores foram atingidos. Eles compareceram ao TRT-4 para pressionar por uma definicação positiva

Nova audiência

Foi designada uma nova audiência de mediação para o mês de julho, onde serão analisados documentos a serem juntados pelo HCPA.

Fotos: Tiago Coutinho / Comunicação Sindisaúde-RS