Home > Notícias > IMESF - Com Marchezan sob pressão das instituições, trabalhadores decidem não paralisar

01/11/2019 - IMESF - Com Marchezan sob pressão das instituições, trabalhadores decidem não paralisar

A luta dos trabalhadores do IMESF mostrou hoje à cidade de Porto Alegre o porquê de fazer greve e lutar. Após quase 2 meses de pressão dos sindicatos e dos trabalhadores, o Sindisaúde-RS e demais entidades anunciaram aos trabalhadores, em assembleia finalizada agora há pouco, os resultados da mediação realizada hoje pela manhã no TRT-4, resultados estes que fizeram os imesfianos decidirem há pouco por não entrar em greve, aguardando o andamento das negociações.

Trabalhadores aplaudem o trabalho dos sindicatos como forma de reconhecimento

"O mais importante de tudo: os 4 MPs, a Câmara, o TCE, a própria procuradoria do Município deram o seguinte recado: 'Marchezan, você não deve fazer isso'. O que nos leva a manter essa negociação aberta, buscando manter a qualidade da saúde pública de Porto Alegre. Indicamos aos trabalhadores que não entrássemos em greve apesar de esse ser o desejo geral, e eles entenderam", afirmou o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien.

Mesa diretora da assembleia de ontem

Encaminhamentos da luta

Os trabalhadores decidiram participar de todas as plenárias do Orçamento Participativo que sejam possíveis, bem como realizar um ato no sábado, 10h, na Usina do Gasômetro.

Resultados

As instituições, com destaque para os MPs e TCE, sinalizaram ao prefeito que a intenção de privatizar a atenção primária não encontra correspondência com o bem-estar público e pode ser alvo de questionamentos futuros.

O próprio Procurador Geral do Município afirmou que a terceirização não pode ser feita conforme aventada pelo Município antes de ser realizada uma análise em conjunto dos termos do TAC com os MPs. O TAC, aliás, foi lembrado várias vezes pelos membros dos 4 MPs. Firmado em 2007, ele impede a terceirização da atenção primária, sob pena de multa milionária.

Prazos estabelecidos para o Município cumprir

Em termos práticos, o TRT-4 estipulou ao Município prazo até dia 12/11 para que Marchezan responda uma série de questões estipuladas na audiência de mediação. No dia 13/11, nova mediação já está agendada no TRT-4 para resolução dessas questões.

Trabalhadores mantém estado de greve

Apesar de os trabalhadores decidirem não paralisar, eles mantiveram o estado de greve. Isso permite legalmente que os trabalhadores possam entrar em greve a qualquer momento se entenderem que devem fazê-lo, desde que cumpridos prazos legais.

Nova assembleia

Marcada para 14/11, horário a definir.

Mulheres de luta do IMESF!

Vereador Roberto Robaina (PSOL) esteve novamente presente na assembleia de ontem

DSC_0095 DSC_0111 DSC_0115 DSC_0122 DSC_0131 DSC_0133 DSC_0135 DSC_0140 DSC_0143 DSC_0145 DSC_0147 DSC_0149 DSC_0153 DSC_0161 DSC_0163 DSC_0164