Home > Notícias > IMESF - Em assembleia, quase 1000 trabalhadores aprovam votação de greve na próxima semana!

19/09/2019 - IMESF - Em assembleia, quase 1000 trabalhadores aprovam votação de greve na próxima semana!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Quase 1000 funcionários (as) do IMESF, instituto cuja extinção foi anunciada pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. na terça (17), aprovaram no início da noite desta quinta (19) a votação, na próxima semana (data a definir), da greve nos postos de saúde!  A paralisação, se aprovada, será praticamente geral, dado que a assembleia de hoje foi convocada pelo Sindisaúde-RS (técnicos e nível médio em geral), Sergs (enfermeiros), Soergs (odontólogos), e Sindacs (agentes comunitários de saúde). "Estamos há dias convocando o Executivo para debater a questão do IMESF. Se é culpa dos sindicatos, por que hoje havia essas quase mil pessoas, entre trabalhadores e cidadãos comuns, em nossa assembleia, em total apoio a nossa luta?", questionou o secretário-geral e presidente eleito do Sindisaude-RS, Júlio Jesien.

O número de presentes na assembleia de hoje é extremamente expressivo (foram pelo menos 700 pessoas, possivelmente mais), pois a quantidade total de funcionários do IMESF é de 1,8 mil - ou seja, a mobilização para se defender dos ataques à saúde pública é enorme.

Trabalhadores superlotaram o salão de Igreja Pompeia

Na segunda, às 10h, 2 mil pessoas no Plenário da Câmara!

Na segunda-feira (23) os mesmos trabalhadores presentes hoje se somarão a mais 20 ônibus, já confirmados, de membros de comunidades afetadas e demais categorias solidárias, e lotarão as galerias da Câmara de Vereadores a partir das 10h, quando ocorre audiência pública para debater o fim do IMESF e como o Executivo lidará com os 1,8 mil trabalhadores que ficarão desempregados.

Mobilização de hoje será muito maior na segunda, quando no mínimo mais 800 pessoas (20 ônibus) se somarão à luta na Câmara

Parlamentares municipais e estadual presentes

A assembleia contou com grande representação parlamentar. Os vereadores Roberto Robaina (PSOL) e Marcelo Sgarbossa (PT) estiveram presentes, bem como a deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Além deles, a deputada federal Fernanda Melcchiona (PSOL) e vários vereadores do PT e PSB mandaram representantes. Todos esses parlamentares têm atuado sistematicamente na defesa dos trabalhadores do IMESF.

Crédito das fotos: Priscila Lobregatte/ Simpa e Stéfano Moura / Sindisaúde-RS