Home > Notícias > IMESF - Gestão terá que fornecer informações sobre receitas e despesas aos sindicatos

04/07/2019 - IMESF - Gestão terá que fornecer informações sobre receitas e despesas aos sindicatos

A gestão do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), cuja falta de transparência é denunciada há anos pelo Sindisaúde-RS, terá de fornecer informações sobre receitas e despesas aos sindicatos e ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), conforme determinado em mediação do último 28 de junho, conduzida pelo vice-presidente do tribunal, desembargador Ricardo Fraga. "Além disso, o desembargador também se dispôs a participar nas próximas reuniões junto ao Comitê de Gestão de Despesa Pessoal da Prefeitura, que define as políticas salariais", informou o secretário-geral do sindicato, Julio Jesien, que participou da reunião, acompanhado pela advogada Raquel Paese, do departamento jurídico Paese, Ferreira, que representa o Sindisaúde-RS.

Mediação ocorreu na última sexta-feira (28). Crédito da foto: Paese, Ferreira Comunicação

Jesien aproveitou ainda sua participação para destacar na mesa a falta de gestão do IMESF, que pelo estatuto é dirigido pelo Secretário Municipal de Saúde. "A Prefeitura sequer manda representantes à mediação, o que só demonstra o profundo descaso com que trata as pessoas que tocam a saúde pública da Capital". Ele também valorizou a atuação dos (as) delegados (as) sindicais do IMESF, que têm atuado com muito empenho na mobilização da categoria e conscientização das comunidades onde trabalham.

Nova mediação

A próxima mediação já tem data marcada: 6 de agosto, quando se espera que as informações sejam disponibilizadas, conforme a solicitação do TRT-4.

IMESF sem gestão

Os sindicatos denunciaram novamente o descumprimento dos Contratos de Gestão firmados entre IMESF e Município de Porto Alegre em 2015 e 2017, dado que tais contratos estipulam a reposição, pelo menos, da inflação para os trabalhadores. As entidades também informaram que, em virtude disso, entrarão com representação a respeito junto ao Ministério Público Estadual.