Home > Notícias > IMESF - Nesta quinta (31), assembleia avalia negociação e vota greve por tempo indeterminado!

30/10/2019 - IMESF - Nesta quinta (31), assembleia avalia negociação e vota greve por tempo indeterminado!

Na luta para reaver a estabilidade na saúde de Porto Alegre, os trabalhadores do IMESF representados pelo Sindisaúde-RS, Simers, Sergs, Sindacs e Soergs realizam, a partir das 18h desta quinta (31), nova assembleia. Nela, será apresentado aos trabalhadores o resultado da reunião desta terça-feira (30) com a Prefeitura, para que estes deliberem sobre o rumo do movimento. Os trabalhadores têm liberdade para definir pela greve por tempo indeterminado se considerarem inexitosas as negociações, conforme está descrito no comunicado oficial publicado no Correio do Povo do último sábado (abaixo).

Caso a reunião com a prefeitura seja insatisfatória, greve poderá ser retomada

Sem Marchezan, reunião com sindicatos acontecerá nesta quarta às 17h e 30min

Hoje (30), às 17h e 30min, Sindisaúde-RS, Simers, Soergs, Sindacs e Sergs se reúnem com o Secretário de Saúde, Pablo Sturmer, em cujo gabinete ocorrerá o encontro.

Mesmo sem a presença do prefeito, que haviam exigido na semana passada, os sindicatos aceitaram participar da 1ª reunião com o Executivo em quase 2 meses de luta, demonstrando que mantêm a postura de razoabilidade nas negociações que vêm adotando ao longo dessas semanas, ao contrário do prefeito, que mais uma vez demonstra à população de Porto Alegre seu comportamento de gestor em questões são sensíveis para todos nós.

"O Sindisaúde-RS e a categoria fizeram de tudo para tentar o diálogo com o Marchezan. Inclusive indicamos à categoria que suspendesse uma greve e agimos com muita razoabilidade diante do pânico que ele próprio tem promovido. Mesmo assim, ele não estará presente. Bem, nós queremos resolver o problema, e vamos para a conversa com o secretário Pablo Sturmer na expectativa de que este demonstre que entende existirem soluções muito menos custosas para o Município em termos do que efetivamente deve importar para um gestor público: as vidas dos cidadãos que representa ", afirmou o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien.

Sindicatos fazendo trabalho do prefeito...

Na manhã de terça (29), os sindicatos foram fazer o trabalho que deveria ser do prefeito, ao articular politicamente com o senador Paulo Paim o andamento do PL 347 no Senado, que regulariza fundações públicas de direito privado como o IMESF. Isso ocorre inclusive em virtude da informação passada pela Ministra Rosa Weber a Jesien na semana passada: de que até poder julgar a ação de embargos que a Prefeitura finalmente instaurou após muita pressão sindical, tem ainda "uns 2500 processos para julgar", nas próprias palavras da jurista.

Com isso, o processo do IMESF pode levar até 2 anos, segundo levantamento do vereador Aldacir Oliboni, enquanto que a aprovação do PL 347 nas duas Casas pode ocorrer em muito menos tempo, regularizando todo o caos gerado pelo prefeito Marchezan. O senador Paim informou ao Sindisaúde-RS que o PL deveria ser votado hoje na CCJ, estando apto a ir ao Plenário da Casa, o que, segundo Paim, aconteceria na próxima semana. Com a aprovação (já há parecer favorável do relator, Flávio Bolsonaro), bastaria a aprovação na Câmara, onde o sindicato conta com ainda maior capacidade de articulação do que no Senado.

Reunião com Paim deu andamento à articulação política pelos trabalhadores

Edital publicado na edição de sábado (26) do Correio do Povo