Home > Notícias > IMESF - Neutralidade de Melo em reunião com sindicato motiva esperanças

03/12/2020 - IMESF - Neutralidade de Melo em reunião com sindicato motiva esperanças

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

O Sindisaúde-RS participou nesta quinta pela manhã de reunião com o prefeito eleito, Sebastião Melo (MDB). O presidente Julio Jesien representou o sindicato, acompanhado pelo vereador Roberto Robaina, que conseguiu a agenda e por uma comissão de trabalhadores. Na conversa, Melo deixou claro que não vai influenciar nas tomadas de decisões do ainda prefeito Nelson Marchezan Jr. Porém, deixou no ar a possibilidade de, se a resistência dos trabalhadores avançar até a sua posse em 2021, poder tomar um caminho diferente da privatização completa dos postos planejada por Marchezan, mas que vem sendo segurada pela luta dos trabalhadores. "Não foi o melhor nem o pior dos mundos", resumiu Jesien.

Reunião na Câmara de Vereadores; ao microfone, o prefeito eleito, Sebastião Melo

4 de dezembro

Data-limite da última decisão liminar favorável aos trabalhadores, esta sexta, 4 de dezembro, será um dia em que o sindicato aguardará como irá agir o ainda prefeito Marchezan. "Esperamos que, depois de tanta luta dos trabalhadores, depois de Marchezan ter recebido o recado das urnas  sobre o seu modo de enxergar a política municipal, o ainda prefeito tenha a decência de não demitir os trabalhadores, deixando a decisão sobre o que fazer com o IMESF para Melo", afirmou Jesien.

E se Marchezan demitir?

De toda maneira, o sindicato ainda tem ações judiciais possíveis, tanto para adiar as despedidas quanto para em 2021 retomar os empregos, desde que haja a vontade política do prefeito eleito Sebastião Melo. Além disso, o vereador Robaina entrou com uma ação, que já está disponível para julgamento, na qual defende que Marchezan não poderá demitir os trabalhadores por ainda estar em período eleitoral até a posse de Melo.

Grupo de trabalho

No encontro, foi definida ainda a formação de um Grupo de Trabalho entre representantes dos trabalhadores, equipe de transição do prefeito eleito e juristas para buscar uma solução conjunta para os empregados públicos do Instituto. Além da diretoria do sindicato e trabalhadores, a advogada Samara Ferrazza será nossa representação jurídica no GT.