Home > Notícias > IMESF - Relembre toda nossa luta ao longo das últimas semanas!

08/10/2019 - IMESF - Relembre toda nossa luta ao longo das últimas semanas!

Desde 17 de setembro, os (as) trabalhadores (as) vinculados (as) ao IMESF estão sem rumo, devido ao atribulamento do governo de Marchezan. O prefeito, precipitadamente, anunciou o fim do IMESF sem que a ação do STF tenha sequer transitado em julgado. Ou seja, não havia nenhum motivo pelo qual ele deveria ter anunciado a imediata terceirização dos serviços como fez. Ele pode simplesmente acatar a recomendação da Câmara de Vereadores, dos sindicatos e das comunidades de transformar o IMESF em empresa pública.

Antes da greve que começa às 8h desta quarta (09), com concentração em frente à Prefeitura, relembre abaixo toda a luta do Sindisaúde-RS junto com os trabalhadores e com as comunidades!

Relembre a luta

1 - No dia 17 de setembro, logo após o anuncio do prefeito Marchezan, cerca de 500 trabalhadores fecharam seus postos e foram protestar na Prefeitura e na Câmara.

Luta começou no dia 17 de setembro

2 - Já no dia 19, uma assembleia foi convocada pelo Sindisaúde-RS para esclarecimentos e mais de 1000 trabalhadores e membros do Legislativo municipal, estadual e federal compareceram.

3 - Na segunda-feira seguinte (23), quase 2 mil trabalhadores, usuários do SUS e membros de comunidades de Porto Alegre e região se concentraram, em frente à Câmara de Vereadores, na luta contra a completa terceirização dos postos de saúde de Porto Alegre. Após, todos marcharam em direção à Prefeitura, onde lembraram ao prefeito Nelson Marchezan Jr. que basta ele querer evitar o fechamento de postos de saúde que ele pode fazê-lo.

Luta dura várias semanas sem que Marchezan dê ouvidos

4 - No dia 26 de setembro, o Sindisaúde-RS participou de uma reunião na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. A pauta foi a questão da extinção do IMESF e a demissão de mais de 1,8 mil funcionários ligados à saúde da família de Porto Alegre. Presidiu a sessão o deputado deputado Jeferson Fernandes (PT).

5 - No dia 1º de outubro foi realizada a assembleia que votou pela greve.

Assembleia que definiu greve contou com mais de 600 trabalhadores (as)

5 - No dia 2 de outubro o Sindisaúde-RS entregou, nas mãos da presidenta da Câmara de Vereadores, Mônica Leal (PP), o abaixo-assinado em defesa dos trabalhadores do instituto, no qual foram coletadas 52 mil assinaturas ao longo dessas últimas semanas.

6 - Na ultima segunda-feira (07), pelo menos 35 postos de saúde da capital fecharam pela manhã e, junto com a comunidade e com o Sindisaúde-RS, protestaram contra as demissões.

Comunidades estão unidas aos trabalhadores na luta!

Lutamos, protestamos, buscamos a negociação, mas o prefeito nem quis saber dos trabalhadores. Não tem jeito, AGORA É GREVE!