Home > Notícias > IMESF - Secretários de Saúde e da Fazenda serão notificados para próxima audiência

08/02/2018 - IMESF - Secretários de Saúde e da Fazenda serão notificados para próxima audiência

Hoje à tarde, a diretoria do Sindisaúde-RS participou, junto de seu departamento jurídico e demais sindicatos da Saúde, de audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) sobre os Acordos Coletivos 2016/2017 e 2017/2018 do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF).

O secretário-geral do Sindisaúde-RS, Julio Jesien (de camiseta preta), representou a entidade na mesa de hoje, acompanhada da advogada Raquel Paese (de branco, ao lado)

As delegadas sindicais do Sindisaúde-RS no IMESF acompanharam a audiência

Do encontro, ficou deliberado pelo mediador que os Secretários Municipais da Saúde e da Fazenda, respectivamente os senhores Erno Harzheim e Leonardo Busatto , serão notificados pessoalmente pelo Judiciário a comparecerem à próxima audiência de mediação, marcada para o dia 1º de março, às 10 horas, na sede do Tribunal.

A decisão é importante porque os representantes do IMESF que têm comparecido às mesas de negociação alegam, repetidamente, que o Município não tem repassado verba ao Instituto, o que estaria bloqueando as negociações dos Acordos. Com a presença do responsável pela Fazenda - portanto, pelas verbas municipais - e do Secretário de Saúde, que acumula também o cargo de presidente do próprio IMESF, espera-se o destravamento das negociações. Um dos próprios representantes do IMESF na mesa de hoje afirmou a importância da presença dos Secretários. "Sem eles, não temos poder de decisão", comentou.

Além disso, ficou também definido que os representantes do Instituto, para esta próxima audiência, elaborarão cálculo do impacto orçamentário que os reajustes pretendidos pelos trabalhadores irão causar nas despesas do município.

Em termos financeiros, as várias categorias representadas pelos sindicatos em mesa pleiteiam o reajuste relativo ao IPCA acumulado, que foi de 9,81% em 2016 e 5,62% em 2017, e seus reflexos nos auxílios-alimentação.

Os Secretários Municipal de Saúde, Erno Harzheim...

(crédito da foto: Correio do Povo)

... e da Fazenda, Leonardo Busatto, terão que estar presentes na próxima audiência de mediação sobre os Acordos Coletivos do IMESF

(Crédito da foto: Câmara Municipal)