Home > Clipping > Internações na UTI do Parque Belém são retomadas em Porto Alegre

13/01/2015 - Internações na UTI do Parque Belém são retomadas em Porto Alegre


Compartilhe nas suas redes sociais!


Comunicação Sindicato

Atendimento no setor estava interrompido desde a semana passada. 
Direção do hospital garantiu que tem condições de retomar serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dePorto Alegre liberou nesta segunda-feira (12) o encaminhamento de pacientes para a UTI do Hospital Parque Belém, na Zona Sul da capital. O atendimento estava interrompido desde a quinta-feira (8), quando servidores do hospital protestaram para cobrar o pagamento de salários e 13º atrasados.

A UTI tem 10 leitos, mas por determinação da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) só pode operar com metade da capacidade, devido às limitações operacionais do hospital.

Os problemas do Parque Belém foram tratados em reunião nesta segunda entre a diretoria do hospital e a SMS. Na semana passada, o corpo clínico do hospital pediu a suspensão do atendimento na UTI, alegando falta de profissionais, de material e de condições de trabalho.

O hospital terá sexta-feira (16) para apresentar uma relação dos serviços que a instituição pode executar atendimento pelo SUS na capital com segurança e confiabilidade. A decisão da SMS foi baseada nos documentos apresentados pela direção do hospital, que alega ter conseguido organizar escala de equipes e reunir estrutura para retomar os serviços.

“Caso esta carta de prestação de serviços atenda às necessidades da SMS, será feito novo contrato com o hospital”, disse o secretário de Saúde, Carlos Casartelli.