Home > Notícias > LUTA SINDICAL - Articulada pelo Sindisaúde-RS, é lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador da Saúde

08/04/2019 - LUTA SINDICAL - Articulada pelo Sindisaúde-RS, é lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador da Saúde

Seguindo a promessa de um sindicato combativo nas lutas de conjuntura nacional, o Sindisaúde-RS teve o prazer de, hoje pela manhã, participar do lançamento de sua grande articulação política em 2019. Foi lançada, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Trabalhador da Saúde, com o presidente Arlindo Ritter e o secretário-geral Julio Jesien compondo a mesa, e participação em peso da diretoria e de nossos (as) delegados (as) sindicais.

Frente deve movimentar luta pelos trabalhadores a nível institucional, dentro do Legislativo

Dirigida dentro do Legislativo pela deputada estadual Luciano Genro (PSOL), e com o apoio a nível nacional, da deputada federal Fernanda melcchiona, que também participou do lançamento de hoje, a Frente terá como postura ser o canal institucional das lutas travadas pelo Sindisaúde-RS e demais sindicatos do setor em favor dos trabalhadores, bem como se inserir diretamente nos movimentos, ouvir e dar encaminhamento dentro do Parlamento às várias demandas que surgem do trabalho de base do Sindisaúde-RS.

Um dos pontos mais destacados pelo Sindisaúde-RS é o problema da terceirização na saúde. "Nós precisamos ter a clareza de que a terceirização da saúde faz mal. E no Rio Grande do Sul, temos uma peculiaridade: 72% dos leitos são privados ou filantrópicos, sendo que os gestores dos filantrópicos sequer têm teto para seus salários, ao contrário do que ocorre em hospitais públicos como o Clínicas", informou Jesien.

Salário, gestão e saúde do trabalhador: eixos de atuação

Essas demandas serão articuladas, segundo Luciana, em 3 eixos principais: salário, gestão e saúde do trabalhador. A deputada destacou, a respeito de cada eixo, as considerações principais elencadas pelos presentes e nas quais a Frente deve focar sua atuação:

- Salários: baixos, muitas vezes pagos com atrasos e com enorme diferença entre os dos gestores e os dos trabalhadores da ponta do atendimento.

- Gestão: muitas irregularidades. uso indiscriminado da terceirização, inclusive gastando mais dinheiro público mesmo pagando salários piores.

- Saúde do trabalhador: ocorrências repetitivas de assédio moral e sobrecarga de trabalho em especial, com casos recorrentes de depressão.

Relatório final

A Frente se organizará para produzir um vasto material, no formato de um relatório final, que informe o Poder Público corretamente sobre todos esses problemas, e avance na criação de políticas para enfrentar os problemas para o trabalhador da saúde.