Home > Notícias > MÃE DE DEUS - Em reunião, sindicato cobra gestão sobre adicional de insalubridade

05/02/2020 - MÃE DE DEUS - Em reunião, sindicato cobra gestão sobre adicional de insalubridade

Após tomar conhecimento de que o Hospital Mãe de Deus comunicou internamente aos trabalhadores que alguns deles teriam reduzido o adicional de insalubridade de 40% para 20%, o Sindisaúde-RS prontamente solicitou uma reunião com a gestão, ocorrida nesta quarta (05) pela manhã. Os diretores Julio Duarte (funcionário do hospital), Arlindo Ritter e a advogada Samara Ferrazza, do departamento jurídico do sindicato, Paese, Ferreira, representaram os trabalhadores. "Cobramos da gestão mais informações sobre essa situação. Eles alegaram que contrataram uma empresa para fazer uma avaliação técnica sobre se seria possível proceder com esse corte, mas não informaram ainda os setores que sofreriam com a medida. Com isso, solicitamos que nos encaminhem, dentro dos próximos dias, uma lista com os potenciais afetados. A partir dela, daremos encaminhamento às devidas providências", informou Duarte.

A gestão defendeu que o corte não será em todos os setores do hospital. Porém, como o sindicato têm atuado sistematicamente em situações semelhantes, como no HCPA, e também tem obtido várias vitórias judiciais a respeito de adicionais mal pagos, como na Santa Casa e na PUC, a questão será acompanhada bem de perto.

Posto do IAPI

À tarde, Duarte procurou novamente a gestão do hospital. Desta vez, para esclarecer a informação sobre o suposto fechamento do posto do  IAPI, que é gerido pelo Mãe de Deus, e possíveis demissões consequentes dessa medida, temor este manifestado ao sindicato por trabalhadores.

O gerente de RH informou a Duarte que a Prefeitura quer romper o contrato com o Mãe de Deus, mas que não necessariamente haverá demissões, bem como também não pode afirmar que os trabalhadores serão reaproveitados. Ele comprometeu-se com Duarte a repassar mais informações na sexta-feira (07).

Em 2018, os trabalhadores demitidos do Mãe de Deus pediram a ação do sindicato e aprovaram, em assembleia, uma compensação financeira após um mês de muita luta. Em 2020, ações do hospital voltam a pedir olho clínico do Sindisaúde-RS na defesa dos trabalhadores