Home > Notícias > MÃE DE DEUS - Gestão pede reunião, mas não reconhece assédio; nosso ato será quarta!

16/11/2020 - MÃE DE DEUS - Gestão pede reunião, mas não reconhece assédio; nosso ato será quarta!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Após o sindicato ter informado que realizará o ato "Urna da Denúncia" no Hospital Mãe de Deus esta semana devido às inúmeras reclamações sobre assédio moral que têm chegado a nosso conhecimento, a gestão procurou a diretoria do Sindisaúde-RS pedindo uma reunião. Porém, os atos de assédio denunciados massivamente pelos funcionários ao sindicato não foram reconhecidos pelos representantes do hospital.

Sem avanços, o ato desta semana está mantido, apenas com uma mudança de data por razões operacionais: em vez de acontecer nesta terça (17), será nesta quarta (18) pela manhã, em horário ainda a confirmar, mas possivelmente por volta das 10h. No dia, a diretoria do sindicato se posicionará próxima à entrada dos funcionários, na Rua Costa, para evitar pressão das chefias. Por lá, será distribuído um panfleto sobre assédio moral, em cujo constará um espaço para que o trabalhador descreva sua denúncia e deposite em uma urna que a diretoria levará ao ato.

Jesien, Duarte e o delegado sindical Cassiano representaram os trabalhadores

Por que o ato será assim?

É de suma importância para o trabalho do sindicato reunir essas denúncias por escrito. Tanto para escancarar à gestão que está sim, ocorrendo assédio moral massivo no hospital (o que foi negado pelos representantes do hospital na reunião) como para entrar na Justiça em favor dos trabalhadores se for necessário.

A reunião

"Discutimos as denúncias de assédio moral  em diversos setores do hospital, funcionários que voltam de férias sem direito à folga de domingo, funcionários da CTI recebendo insalubridade de apenas 20%, além de outras informações que estão chegando a nós por telefone, site e redes sociais. Os gestores alegaram que estão treinando uma equipe multidisciplinar para acompanhar as demandas principalmente em relação ao assédio moral; porém, a direção do hospital afirma não reconhecer as denúncias. Com isso, faremos um ofício com a descrição de todas as denúncias que chegaram ao sindicato e enviaremos à gestão pedindo um retorno logo", informou o diretor do sindicato e trabalhador do hospital, Júlio Duarte.

Além de Duarte, a reunião ocorrida virtualmente às 16h de quarta contou com o presidente do Sindisaúde-RS, Julio Jesien e com o delegado sindical Cassiano da Costa. Representaram o hospital o departamento jurídico, o enfermeiro coordenador da enfermagem e a responsável pelo RH.