Home > Notícias > MOINHOS DE VENTO - Reunião formaliza prazo para ajuste ou sindicatos entrarão com ação

16/09/2020 - MOINHOS DE VENTO - Reunião formaliza prazo para ajuste ou sindicatos entrarão com ação

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Nesta terça (15), Sindisaúde-RS e Sergs (enfermeiros) realizaram nova reunião com o sindicato patronal, o Sindihospa, que representa hospitais privados de Porto Alegre. Na conversa, as entidades cobraram que as gestões parem de constranger os trabalhadores a assinarem contratos individuais sobre a jornada 12x36. “Sindisaúde-RS e Sergs agem responsavelmente, na lógica da negociação e presumindo boa-fé dos gestores; ou seja, cobramos que ajam com dignidade e parem com essa prática. Mas já esclarecemos que, a continuar essa situação, o próximo passo será o ajuizamento de ação de descumprimento de convenção coletiva de trabalho, pedindo hora-extra a partir da oitava hora trabalhada nesses contratos que vêm sido empurrados goela abaixo. Afirmo isso porque trabalhadores sempre estarão em condições de fragilidade para negociar direto com o patrão, e por isso os sindicatos existem”, explicou o presidente Julio Jesien, que representou o sindicato na reunião.

Gestões pedem prazo

O Sindihospa informou que as gestões têm interesse de apresentar aos sindicatos de classe uma proposta a respeito da jornada de trabalho. “Nesse ponto, deixamos claro que nós, enquanto representantes da categoria, podemos levar a conhecimento dos trabalhadores uma proposta. Porém, o ponto é que qualquer proposta feita no sentido da jornada 12x36 deveria atender, pelo menos, a alguns pontos óbvios. Por exemplo, o pagamento de 50% a mais nas horas-extras, o que equivale ao nosso percentual de adicional noturno. Se a patronal apresentar algo do gênero, podemos apresentar para que a categoria avalie se quer aceitar ou não. Do contrário, não resta outro caminho que não o ajuizamento de ação. O departamento jurídico do hospital entende que pode ter uma interpretação favorável sobre esses acordos individuais. Já nós não vamos dessa forma, e se necessário vamos para a Justiça”, complementou Jesien.

Com isso, os sindicatos formalizaram o prazo de sete dias para que seja formalizada uma proposta patronal. Ou seja, nova reunião acontece dia 22/09.

Informações sobre reuniões anteriores

Clique aqui!