Home > Notícias > MOINHOS DE VENTO - Reunião marcada para tratar de denúncias dos trabalhadores

03/09/2020 - MOINHOS DE VENTO - Reunião marcada para tratar de denúncias dos trabalhadores

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Com confiança, nós avançamos!

Após o Sindisaúde-RS ter publicizado à categoria que já havia notificado o Moinhos de Vento quanto a incorreções na jornada de trabalho (clique para relembrar), muitos colegas do hospital encaminharam denúncias para o sindicato tratando do mesmo assunto. Com isso, o Sindisaúde-RS informa à categoria que, nesta terça-feira (08), às 10h, acontecerá reunião entre Sindisaúde-RS e o sindicato patronal, Sindihospa.

"A jornada de trabalho é parte da Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa, que tem valor de lei. Além das denúncias massivas que recebemos vindas da categoria que representamos no Moinhos de Vento, também trabalhadores de outros hospitais referiram problemas trabalhistas. Por isso tudo, faremos a reunião com o sindicato que representa tais hospitais para identificamos onde isso está ocorrendo e tomar providências", explicou o presidente do sindicato, Julio Jesien.

Base que confia

O sindicato destaca que esse vínculo de confiança gerado pela atitude da categoria, de denunciar ao Sindisaúde-RS as situações internas ao local de trabalho, é fundamental para que nosso trabalho avance. Muitas vezes, em especial depois da Reforma Trabalhista, o sindicato simplesmente não tem pessoal suficiente para dar conta das demandas em todos locais de trabalho.

No caso do Moinhos, o Sindisaúde-RS já havia agido antes de receber as denúncias dos (as) trabalhadores (as) nas redes sociais. Porém, é comum que em outros locais de trabalho o sindicato não haja porque não recebe a denúncia da categoria. Por isso, sempre que você precisar, fale conosco em nossas redes sociais! Temos Facebook e Instagram ativos.

Entenda

A gestão do Moinhos de Vento (e possivelmente de outros hospitais) estava se valendo da MP 927 do Bolsonaro para manter uma jornada 12x36h extraordinária junto à categoria, fora das possibilidades da Convenção Coletiva de Trabalho Sindisaúde-RS/Sindihospa. Pois bem, até 19 de julho, infelizmente, os patrões estavam amparados pela MP. Entretanto, ela não foi votada pelo Congresso Nacional, perdendo a validade em tal data. Com isso, o sindicato notificou a gestão já em 28 de julho para que abandonasse a prática, o que não ocorreu; além disso, novas denúncias chegaram ao sindicato, o que motivou o agendamento da reunião, a qual ocorrerá na próxima terça-feira.