Home > Notícias > PL 2564 – Sindisaúde-RS vai a Brasília pela enfermagem gaúcha!

02/08/2021 - PL 2564 – Sindisaúde-RS vai a Brasília pela enfermagem gaúcha!

O sindicato informa vocês, técnicas (os) ou auxiliares de enfermagem por nós representadas (os), que iremos a Brasília nesta quinta, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, para o grande ato nacional “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS!”. A luta é em defesa da aprovação do PL 2564, cujo texto institui o piso salarial nacional da enfermagem e as 30 horas. O ato começará às 12h30min, com concentração na Praça das Bandeiras. Antes disso, o Sindisaúde-RS tem agenda com o autor do PL, senador Fabiano Contarato (REDE-ES). Às 15h, ocorre audiência pública sobre o PL na Câmara dos Deputados.

Ações do sindicato pela aprovação do PL

Desde o início de 2021, o sindicato vem articulado diretamente com Brasília a votação e aprovação do PL. Veja algumas de nossas ações.
- Live com o autor do PL, senador Contarato, em 12 de abril.
- Garantia do voto favorável dos três senadores gaúchos através de pressão coordenada nas redes sociais.
- Auxílio na obtenção das 76 assinaturas no requerimento de urgência para votação do PL, também através de cobrança nas redes sociais.
- Carreata em Porto Alegre com centenas de participantes em 22 de maio.
- Participação em seis atos nacionais de 29 de maio, 19 e 30 de junho, 3, 13 e 24 de julho com a pauta do PL 2564.
- Frente Parlamentar em Defesa do PL 2564 na Assembleia do RS, articulação do sindicato junto ao mandato do deputado Valdeci Oliveira (PT).

- Ida a Brasília para o ato nacional neste 5 de agosto.

Foto da carreata em 22 de maio

Palavra do Sindisaúde-RS

“O Congresso já retomou suas atividades e, portanto, os parlamentares terão de ouvir a voz da enfermagem unida! É uma luta de décadas, e esse sindicato não tem hesitado em fazer todo o possível para que aconteça a votação e a aprovação do PL. Afinal, já temos a promessa de voto da imensa maioria dos senadores. Infelizmente, o governo federal tem articulado junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que o PL não vá ao Plenário, sabotando toda a enfermagem, desrespeitando uma categoria com 2,5 milhões de trabalhadores (as) comprometidos integralmente com o cuidado e com a saúde da população. Mas com nossa pressão, vamos conquistar essa vitória”, declarou a vice-presidenta do sindicato e técnica de enfermagem do GHC, Claudete Miranda.

Claudete no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do PL 2564 na Assembleia do RS, articulação do sindicato junto ao mandato do deputado Valdeci Oliveira (PT)

Sindicato tem agenda com autor do PL

Além da luta na rua, a diretoria do Sindisaúde-RS fará contato com senadores e deputados. Um dos parlamentares que já confirmou agenda com o sindicato é justamente o autor do PL, senador Fabiano Contarato (REDE-ES), que receberá a vice-presidenta Claudete Miranda e a diretora Raquel Trassante em seu gabinete às 11h.

Live com o senador Contarato em 12 de abril