Home > Notícias > População e trabalhadores de São Lourenço protestam contra atrasos na Santa Casa

08/01/2018 - População e trabalhadores de São Lourenço protestam contra atrasos na Santa Casa

Na última sexta-feira (05), foi a vez dos trabalhadores da Santa de Casa de São Lourenço do Sul mostrarem sua força. Com apoio da comunidade local, os funcionários protestaram em frente ao hospital contra o atraso de salários, 13° e férias. 

Representando o Sindisaúde-RS estiveram os diretores Julio Duarte (Interior), Carlos Alexandre Silveira, Paulo Claudio e Marly da Roza. Também compareceram ao ato figuras públicas, como vereadores e representantes da comissão municipal de saúde. Após o ato, foi realizada uma reunião com a direção do hospital, na qual os gestores alegaram a falta de repasses do Estado como motivo para os atrasos, uma rotina que se repete em todo o interior. De acordo com o novo diretor do hospital, Herbert Buhs, o Governo já sinalizou o repasse, mas ele próprio reconheceu que não há garantias de pagamento, uma vez que a Santa Casa está com divídas, inclusive trabalhistas.

Também foi encaminhada a constituição de uma comissão de trabalhadores, usuários e sindicato para discutirem os próximos passos do movimento em defesa do único hospital da cidade. "O papel da comissão será cobrar transparência nos repasses ao hospital. É importante deixar claro que não aceitaremos represálias contra os funcionários que irão integrar a comissão", salientou o diretor Julio Duarte.

Para esta semana já está prevista uma reunião da comissão para dar seguimento às demandas discutidas durante a manifestação.

Trabalhadores tiveram apoio do Sindisaúde-RS e da população

Fotos: Carlos Alexandre Silveira (Arquivo pessoal)