Home > Notícias > SANTA CASA - Sindicato forte é isso: R$ 18 milhões retornarão a quase 8 mil trabalhadores!

10/05/2019 - SANTA CASA - Sindicato forte é isso: R$ 18 milhões retornarão a quase 8 mil trabalhadores!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

A importância de manter seu sindicato sempre fortalecido, especialmente em tempos como os atuais, se demonstra nas lutas de rua e no trabalho de base que o Sindisaúde-RS faz. A partir de nossos diretores e delegados sindicais atuando nas bases, nós recebemos notícia dos problemas com direitos de nossos representados, que são trazidos então para dentro do sindicato e, após um grande trabalho que envolve toda a direção e um departamento jurídico que só pode ser mantido com a tua contribuição, surgem enormes retornos para a categoria. No caso, dessa vez os beneficiados serão 7614 mil trabalhadores e trabalhadoras da Santa Casa (entre ativos e inativos), que receberão cerca de R$ 18 milhões a título de correção da base de cálculo dos adicionais noturno e de horas-extras.

R$ 18 milhões para quase 8 mil colegas: isso é um sindicato forte!

Trabalho do sindicato para devolver esses valores à categoria vem desde 2014. Na foto, Ritter em ato na Santa Casa em 2018 (crédito da foto: Sindisaúde-RS / Tiago Coutinho)

O presidente do sindicato, Arlindo Ritter, comemorou o resultado do trabalho lembrando a importância de manter o Sindisaúde-RS fortalecido. “Não concordar com a gestão de sua entidade de classe é perfeitamente compreensível. O que a classe trabalhadora  não pode fazer de jeito nenhum é enfraquecer seu sindicato. Gestões passam, mas a entidade fica, e foi apenas devido ao financiamento da base que conseguimos, desde 2016, devolver R$ 66 milhões à categoria em direitos que não eram pagos".

Você pode se filiar totalmente online ao Sindisaúde-RS clicando aqui. A 1ª mensalidade via site custa apenas R$ 10, e as seguintes são no valor de 1% do salário-base. Compare: são R$ 10 por mês para manter um trabalho que tem devolvido quase R$ 2 milhões mensais que deviam ser seus, mas que você não teria sem o Sindisaúde-RS.

Participação na assembleia é crucial

O sindicato destaca que todas as informações sobre o processo serão passadas em assembleia geral que será marcada dentro das próximas semanas. "Por isso, é muito importante que você, trabalhador e trabalhadora, compareça à assembleia, pois lá é o espaço para deliberar sobre a proposta, aprovando-a ou não, e tirar todas as suas dúvidas", explicou o secretário-geral Julio Jesien.

Valores dependem de horas extras e do turno do trabalhador

Antecipadamente, a advogada Samara Ferrazza, do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados, que responde pelo departamento jurídico do sindicato, informa que alguns colegas ganharão menos e outros mais em termos financeiros, dado que o objeto da ação é a base de cálculo do adicional noturno e base de cálculo das horas extras. "Portanto, o valor a ser recebido dependerá da quantidade de horas extras que o trabalhador ou a trabalhadora fizeram, e/ou se ele(a) era do horário noturno", explica Samara.

Além disso, ela lembra que são 2964 trabalhadores na ativa beneficiados (que inclusive devem receber mais boas notícias nos próximos dias) e outros 4668 inativos.

Assembleia

A data será informada aqui no site e em nossas redes sociais. Fique atento!

Lista de beneficiários já desligados da Santa Casa

Clique aqui para a lista de trabalhadores já desligados do hospital que são beneficiários do processo

Atenção: a lista de funcionários ativos estará disponível na próxima semana.