Home > Notícias > SÃO LUCAS/PUCRS - Sindicato entra com mais ações por mais direitos

06/02/2019 - SÃO LUCAS/PUCRS - Sindicato entra com mais ações por mais direitos

O Sindisaúde-RS é um sindicato de luta. Toda semana, estamos lutando em algum hospital do RS - nos últimos dias, por exemplo, estivemos empenhados em reaver e conquistar direitos no Hospital Tramandaí e no Hospital de Clínicas. E ser um sindicato de base não impede que se tenha organização para um trabalho jurídico e político eficiente. Esse é o caso de vários processos cujas vitórias anunciamos nos últimos anos, como no Ernesto Dornelles, Mãe de Deus e higienização do São Lucas, que garantirão, até o fim dos pagamentos, o retorno de R$ 75 milhões de direitos que haviam sido suprimidos da categoria. Mas nós não paramos por aí!

Em novembro de 2018, nosso departamento jurídico já havia ingressado com mais 15 ações trabalhistas (confira aqui) em favor da categoria que representamos no São Lucas. E agora, nos últimos dias, o Escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados entrou, a pedido do sindicato, com mais 11 ações trabalhistas (confira lista abaixo), ampliando o escopo de trabalhadores que podem reaver direitos suprimidos.

São processos que tratam dos adicionais de insalubridade, de periculosidade e da base de cálculo do adicional noturno. É muito importante ressaltar que, se obtivermos êxito nessas ações, a maioria dos trabalhadores que representamos no hospital terão devolvidos esses direitos, bem como diferenças salariais reprimidas historicamente pela gestão.

Lista de novos processos

Insalubridade (grau máximo) – técnicos de enfermagem

Uti geral 1

Uti geral 2

Uti SR

Uti Pós cirúrgica (POCC)

Uti Cardiovascular (UTICV)

Insalubridade – auxiliares de suprimentos

Farmácia da Emergência

Farmácia Central

Farmácia da UTI

Farmácia da SR

Farmácia do 6º andar

Farmácia do 7º andar

À luta!

Com o objetivo de divulgar esta batalha do Sindisaúde-RS para a garantia dos direitos dos trabalhadores do Hospital São Lucas, a diretora do hospital Lucia Schaffer esteve presente em 15/01 no hospital, prestando informações sobre o trabalho do sindicato. A diretora recebeu várias novas filiações de trabalhadores e trabalhadoras confiantes na atuação do Sindisaúde-RS. Nas próximas semanas, estaremos aí novamente.