Home > Notícias > SÃO LUCAS - Sindicato conquista aumento na remuneração!

08/08/2019 - SÃO LUCAS - Sindicato conquista aumento na remuneração!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Sindicato forte é isso!

A partir de um trabalho de base a cada ano mais solidificado e a manutenção de um departamento jurídico forte, o Sindisaúde-RS traz mais uma excelente notícia para a categoria. Ao conquistar mais direitos para os trabalhadores do São Lucas, o sindicato obteve, como consequência, um aumento na remuneração mensal dos trabalhadores que representa dentro do hospital! Essa conquista ocorre em virtude especialmente do trabalho da diretora Lúcia Schaffer, que com sua presença no São Lucas auxilia o nosso Jurídico, Paese, Ferreira, a diagnosticar problemas, bem como o secretário-geral Julio Jesien, que tem coordenado as negociações de processos que devolveram R$ 70 milhões à categoria desde 2016.

Em 2018, trabalhadores da higienização já haviam sido beneficiados pelo trabalho executado pelo Sindisaúde-RS a respeito do adicional de insalubridade

A diretora Lúcia Schaffer e sua constante presença nas bases, em especial no São Lucas, possibilitou o diagnóstico dos problemas...

...cujas negociações posteriores foram coordenadas por Jesien. Ele lidera um grande trabalho que, desde 2016, já fez R$ 70 milhões retornarem à categoria

O aumento na remuneração (valor ainda não estimado) ocorrerá em consequência de ação vencida pelo Sindisaúde-RS solicitando a correção da base de cálculo do adicional noturno pago aos funcionários. O tema da ação é o mesmo que, na Santa Casa, possibilitou o retorno de R$ 18 milhões a cerca de 8 mil trabalhadores, além de aumento na remuneração mensal dos trabalhadores ativos, que passaram a receber seus adicionais corrigidos. A ação já transitou em julgado e está no momento em fase de cálculos.

O que é?

Ação que alcançou a correção da base de cálculo dos adicionais noturnos. Em resumo, o valor que era pago aos trabalhadores a título de adicional noturno era calculado com uma base de cálculo menor do que deveria ser a base correta. Dessa maneira, o sindicato obteve da Justiça o entendimento de que, de fato, a base para o cálculo do valor do adicional deveria ser maior.

Período de abrangência

O sindicato busca as parcelas vencidas nos 5 anos anteriores ao ajuizamento da ação (a data de ajuizamento foi 21/01/2016), além das parcelas vincendas até que ocorra a incorporação em folha.

Quem será beneficiado?

No São Lucas, a ação beneficiará todos os trabalhadores ativos representados pelo Sindisaúde-RS no hospital, e também aqueles desligados a partir de 21/01/2014.

Aumento na remuneração

Em consequência da ação, todos ativos representados pelo sindicato que cumprem horas noturnas verão aumento na sua remuneração mensal (a definir ainda o mês em que ocorrerá a correção)

Aguarde mais informações!