Home > Clipping > Sindisaúde vai ingressar com ação coletiva por atrasos de salário em pelo menos sete hospitais

02/02/2015 - Sindisaúde vai ingressar com ação coletiva por atrasos de salário em pelo menos sete hospitais

Na mira da entidade estão instituições de saúde da Capital, de Osório, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada e São Lourenço do Sul

Ritter: Justiça deve ser procurada na próxima semana. Foto: Divulgação/CMPA

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS) vai ingressar na Justiça com uma ação coletiva contra pelo menos sete hospitais que atrasaram a folha de pagamento. Um documento solicitando pagamento de multa vai ser encaminhado ao fórum da Capital na próxima semana.

Entre as instituições com problemas estão o Hospital Parque Belém, da Capital, que enfrenta uma crise financeira desde o ano passado, e o Hospital São Vicente de Paulo, de Osório, que permaneceu sete meses fechado após um incêndio. Nesse último, os vencimentos atrasados ainda não foram regularizados após mais de 20 dias de atraso, segundo o Sindisaúde. A primeira de duas parcelas de R$ 500 mil, prometida pela Secretaria Estadual da Saúde, ainda não foi depositada.

Conforme o presidente do sindicato da categoria, Arlindo Ritter, existe regulação que prevê o ressarcimento de 2% sobre o vencimento do profissional. “Isso está previsto na convenção coletiva de trabalho. Essa multa tinha de ser paga automaticamente, mas sempre depende de ir ao judiciário, o que é esdrúxulo”.

Também estão na lista de instituições com atraso nos pagamentos os hospitais Dom João Becker, localizado em Gravataí, o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, e o Hospital Padre Jeremias, de Cachoeirinha. O Hospital de Alvorada e a Santa Casa de Misericórdia, de São Lourenço do Sul, também não pagaram os profissionais em dia. Além disso, clínicas geriátricas e laboratórios também devem constar na ação.