Home > Clipping > Superlotação na emergência do Clínicas restringe atendimento

13/01/2015 - Superlotação na emergência do Clínicas restringe atendimento

Hospital pede que pacientes se dirijam a outros hospital ou postos de saúde

A Emergência de Adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está sob restrição máxima de atendimentos devido à superlotação nesta segunda-feira. São 135 pacientes para 41 leitos. Neste cenário, só serão atendidos casos com risco iminente de morte e que forem encaminhados com a regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além de seus 41 leitos, a Emergência de Adultos normalmente recebe pacientes também em macas, cadeiras de rodas e cadeiras comuns. Porém, até mesmo estas vagas extras têm se encontrado permanentemente ocupadas. No momento, estão sendo usados, no limite máximo, todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para atender a uma demanda três vezes superior à capacidade da Emergência.

Diante disto, a Administração do Hospital pede que a população, em casos mais simples, evite dirigir-se à instituição, procurando outros hospitais ou postos de saúde. Novos pacientes que chegam à instituição passam por uma triagem e, devido às dificuldades existentes, nem todos são atendidos, sendo dada prioridade aos casos mais graves, com risco de morte.