Home > Notícias > TAQUARA - MP notifica Associação Silvio Scopel, e sindicato entrará com ação pela insalubridade

17/04/2019 - TAQUARA - MP notifica Associação Silvio Scopel, e sindicato entrará com ação pela insalubridade

Através da Carta de Notificação 2136.2019, o Ministério Público determinou que a Associação Silvio Scopel, responsável pela gestão do Hospital Bom Jesus, de Taquara, terá de regularizar o fornecimento de EPI's aos trabalhadores da casa de saúde. Essa foi uma das solicitações decorrentes da paralisação liderada pelo Sindisaúde-RS ocorrida em 12 de março, que será agora atendida através desse trabalho de pressão política do sindicato.

Na foto, trabalhadores e trabalhadoras na paralisação de 12 de março (crédito da foto: Jornal Panorama)

Além disso, o diretor de Assuntos do Interior, Julio Duarte, informa aos trabalhadores que o sindicato entrará com ação para regularizar o pagamento dos índices de adicional de insalubridade. "Hoje, esse adicional é pago em 20% para todas as áreas. Nós entendemos que deve ser pago em grau máximo, 40%, e iremos, após conversar com nossos advogados para definir o escopo da ação, ajuizar esse pedido para regularizar esse direito dos trabalhadores", explicou Duarte.

Relembre

Como tem ocorrido recorrentemente com vários trabalhadores que recorrem ao Sindisaúde-RS, a atuação organizada entre trabalhadores e o sindicato alcançou vitória em paralisação no dia 12 de março. Funcionários e funcionárias do Hospital Bom Jesus vinham com 2 meses de salários atrasados, mas com a liderança do sindicato obtiveram a regularização das pendências e o encaminhamento de outras demandas, que foram agora parcialmente atendidas pelo MP e que serão também contempladas através do trabalho jurídico do sindicato.

Problemas gerais

- Funcionários de funerárias autorizados a retirar corpos de dentro do hospital; caixões circulavam pelos corredores em frente aos usuários e funcionários.

- Falta de responsável técnico para enfermagem (um profissional de Tecnologia de Informação fazia esse trabalho!)

- Pacientes com problemas que deviam ter tratamento isolado estavam nos mesmos quartos de outros com que não deviam ter contato por risco de contaminação (tuberculose, por exemplo)

- Baratas

- Falta de pessoal

- Falta de material adequado